INDICADOS AO OSCAR 2012

imagem de Maza
Enviado por Maza em ter, 01/24/2012 - 12:04

Breve e direto, os indicados são:

 

Melhor filme

Os Descendentes
A Árvore da Vida
Histórias Cruzadas
A Invenção de Hugo Cabret
O Homem Que Mudou o Jogo
Cavalo de Guerra
O Artista
Meia-Noite em Paris
Tão Perto e Tão Alto

Melhor ator

George Clooney - Os Descendentes
Brad Pitt - O Homem Que Mudou o Jogo
Jean Dujardin - O Artista
Demián Bichir - A Better Life
Gary Oldman - O Espião que Sabia Demais

Melhor atriz

Glenn Close - Albert Nobbs
Viola Davis - Histórias Cruzadas
Rooney Mara - Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Meryl Streep - A Dama de Ferro
Michelle Williams - My Week With Marilyn

Melhor ator coadjuvante

Kenneth Branagh -My Week With Marilyn
Nick Nolte - Guerreiro
Max Von Sidow - Tão Perto e Tão Forte
Jonah Hill - O Homem Que Mudou o Jogo
Christopher Plummer - Toda Forma de Amor

Melhor atriz coadjuvante

Bérénice Bejo - O Artista
Jessica Chastain - Histórias Cruzadas
Janet McTeer - Albert Nobbs
Melissa McCarthy - Missão Madrinha de Casamento
Octavia Spencer - Histórias Cruzadas

Melhor diretor

Woody Allen - Meia-Noite em Paris
Terrence Malick - A Árvore da Vida
Alexander Payne - Os Descendentes
Michel Hazanivicous - O Artista
Martin Scorsese - A Invenção de Hugo Cabret

Melhor roteiro adaptado

Hugo
Tudo pelo Poder
Os Descendentes
Bridget O'Connor - O Espião que Sabia Demais
O Homem Que Mudou o Jogo

Melhor roteiro original

Meia-Noite em Paris
O Artista
Margin Call
Missão Madrinha de Casamento
A Separação

Melhor filme em lingua estrangeira

A Separação (Irã)
Bullhead (Bélgica)
Monsieur Lazhar (Canadá)
Footnote (Israel)
In Darkness (Polônia)

Melhor longa animado

Gato de Botas
Kung Fu Panda 2
Rango
Um Gato em Paris
Chico & Rita

Melhor trilha sonora original

As Aventuras de Tintim
O Artista
O Espião que Sabia Demais
Hugo
Cavalo de Guerra

Melhor canção original

"Man or Muppet" - Os Muppets
"Real in Rio" - Rio

Melhores efeitos visuais

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
Hugo
Gigantes de Aço
Planeta dos Macacos - A Origem
Transformers: O Lado Oculto da Lua

Melhor maquiagem

Albert Nobbs
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
A Dama de Ferro

Melhor fotografia

Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
O Artista
Hugo
A Árvore da Vida
Cavalo de Guerra

Melhor figurino

Anônimo
O Artista
Hugo
Jane Eyre
W.E. - O Romance do Século

Melhor direção de arte

O Artista
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
Hugo
Cavalo de Guerra
Meia-Noite em Paris

Melhor documentário

Hell and Back Again
If a Tree Falls
Paradise Lost 3: Purgatory
Pina
Undefeated

 

Comentários

imagem de Maza

Enviado por Maza em ter, 01/24/2012 - 12:18

1. Tintim está longe de ser uma obra-prima mas Um gato em Paris é bem irregular, nada justifica sua presença em razão do filme de Spielberg;

2. Man or Muppet precisa ganhar, não tem nem comparação...ao menos isso lembraram, uma das melhores canções dos últimos anos;

3. Ok, muito bom ver Rooney Mara na lista mas Tilda Swinton de fora é inexplicável;

4. Spielberg fora da lista dos indicados para melhor direção, enfim o mundo não é tão injusto assim (melhor seria se nem cavalo de guerra entrasse como melhor filme mas também , não tantas indicações...);

5 Woody Allen retornando a ser indicado pelo belíssimo Meia noite em Paris, sempre é bom ver o velhinho na festa do boneco dourado;

6. Terrence Malick, será que estará presente na festa do Oscar? Meu palpite é que não;

7. Boa lembrança para Melissa McCarthy e seu papel em Missão Madrinha de Casamento , já roteiro original me pareceu um exagero...

Até mais, em um possível novo comentário. 

imagem de Giordano

Enviado por Giordano em ter, 01/24/2012 - 12:33

Então... comentários sobre as indicações:

Melhor filme...
acertei 6 dos 9... TÃO FORTE, TÃO PERTO? Daldry ta comendo a academia, só pode.

Melhor Diretor
acertei 4 dos 5... Nem consigo ficar brabo com a não-indicação do Spielberg pq Mallick ta dentro. 

Melhor Filme Estrangeiro
Eu disse que sou péssimo... 2/5

Melhor documentário
Eu disse que sou péssimo... 3/5

Melhor Animação
#&%*@#&%*#@&%*@#&%@&#%&#@*%&#@*&%*@&#*&%*@#&%*&@#*%&@#*&%*#@&%*#@&%*@#&%*#@&%*#&%*#@&%*#@&%*#@&%*#@&%@#&%&*@#&%%&@#*%&@#*&%*@&#%*&@#*%&@*#&%*@&%@
Tintim fora.
Kung Fu Panda, Gato de Botas e Um Gato em Paris dentro.
Tomar no cu.

Melhor Ator
4/5... não esperava esse Damien Belchir, por A Better Life
Mas o Oldman entrou, então to feliz.

Meltor Atriz
4/5... Acho bom a Glenn Close ter uma das melhores atuações da história como Glenn Close

Melhor Ator Coadjuvante
3/5...Ta, Andy Serkis seria bizarro estar dentro... Mas Albert Brooks fora?

Melhor Atriz Coadjuvante
4/5... ó Albert Nobs aparecendo aí também. Que bom que não apostei dinheiro.

Melhor Roteiro Original
3/5... Esse é sempre complicadinho.

Melhor Roteiro Adaptado
5/5 !!!!!!!!!!! Tinha que ter apostado dinheiro!

Melhor Montagem
3/5... Que que Os Descendentes ta fazendo ali?

Melhor Fotografia
5/5 !!!!!!!!!! Mais um que eu tinha que ter apostado dinheiro

Melhor Direção de Arte
3/5... Adoro Meia Noite em Paris, mas a direção de arte é meio dãrd. Espião que sabia Demais fora? pfffffff.

Melhor Figurino
3/5... Desculpa, não achei que o filme da Madonna e o filme do Emmerich iam entrar aqui.

Melhor Maquiagem
2/3... Albert Nobbzzzzzzzz... Espero que seja bom esse.

Melhores Efeitos especiais
4/5... Curto Super 8... Mas fiquei tão feliz de ter errado... PQ GIGANTES DE AÇO ENTROU! DALHEEEEEE!

Melhor Trilha Sonora
4/5... DOUBLE JOHN WILLIAMS! DALHEEEE!

Som
3/5... Super 8 fora? Tomar no cu.

Edição de Som
1/5... que droga ein... Super 8 e Tintim fora? Tomar no cu.

Canção
CARLINHOS BROWN FOI INDICADO? OMFG.

imagem de Ghuyer

Enviado por Ghuyer em sex, 01/27/2012 - 02:55

Minhas previsões, com 70% de acerto, foram publicadas aqui.

Dito isso, posso fazer algumas considerações:

Filme: triste ver Millennium esnobado. E surpreendente ver Tão Forte e Tão Perto indicado. O filme de Stephen Daldry parecia ter mais chances no começo da corrida do Oscar, e não agora.

Direção: de novo, triste ver Millennium de fora.

Ator: como disse o crítico Steve Pond, todo mundo estava confiante que Leonardo DiCaprio seria indicado por J. Edgar - até que assistiram ao filme. Fiquei muito feliz em ver Gary Oldman indicado.

Atriz: esqueceram Tilda Swinton e uma das melhores performances dos últimos anos. Mas compensa ver Rooney Mara sendo lembrada.

Ator Coadjuvante: preciso urgente ver O Homem Que Mudou o Jogo para saber se os votantes da Academia perderam ou não todo o bom senso ao indicarem Jonah Hill. Albert Brooks de fora também é estranho.

Atriz Coadjuvante: nenhuma surpresa. Essa categoria estava bem mais fácil que o normal.

Roteiro Original: Missão Madrinha de Casamento indicado? Que vergonha.. Em todo caso, fico feliz por ter sido um dos poucos que apostaram na indicação de Margin Call.

Roteiro Adaptado: mais uma vez, triste ver Millennium de fora. Mas é legal que Tudo Pelo Poder tenha sido lembrado.

Montagem: não esperava O Homem Que Mudou o Jogo indicado aqui, mas deveria...

Fotografia: acertei todos indicados. Estava fácil dessa vez. Se bem que O Espião Que Sabia Demais poderia muito aparecer por aqui que ninguém iria reclamar.

Direção de Arte: Meia-Noite em Paris me surpreendeu bastante. Havia pelo menos sete filmes que mereciam mais essa indicação (Capitão América, O Espião Que Sabia Demais, MillenniumPiratas do Caribe 4, Sherlock Holmes 2Sucker Punch, Thor).

Figurino: W.E foi inesperado para mim.

Trilha Sonora: grosseira a não-indicação de Millennium aqui. Se Trent Reznor e Atticus ganharam o Oscar pelo seu trabalho apenas razoável em A Rede Social, era mais do que obrigatório que fossem novamente indicados por Millennium, quando realmente mereciam o prêmio pela trilha excepcional que criaram.

Canção: apenas dois indicados, e Carlinhos Brown é um deles. Sem mais comentários.

Maquiagem: Gainsbourg não foi indicado. Merde. >.<

Edição de Som: olha só a única indicação a Drive. Super 8 esquecido é um crime.

Mixagem de Som: Super 8 esquecido é um crime. [2]

Efeitos Visuais: robos gigantes dominam a parada. Mas vão perder para os macacos.

Animação: As Aventuras de Tintim não foi indicado. E Gato de Botas foi. Acho que nunca vou entender isso.

Filme em Língua Não-Inglesa: O Porto não foi indicado. Estranho. Pensei que a Academia amaria esse filme.

Documentário: o único indicado que acertei foi Paradise Lost 3. E como tanto Projeto Nim quanto Buck foram ignorados, é certamente o favorito.

imagem de Gio

Enviado por Gio (não verificado) em sex, 01/27/2012 - 13:08

A ausência de O Espião que Sabia Demais é realmente um crime. Fiquei de cara, aquela direção de arte é perfeita.
A de Meia Noite em Paris é bem mais ou menos.

Mas guilherme... a direção de arte de Thor e Sucker Punch, por mim, ganhavam razzies de pior direção de arte, se é que existe esse premio.
E a de Piratas 4 ta bem fraquinha tambem.

imagem de Ghuyer

Enviado por Ghuyer em sex, 01/27/2012 - 16:26

Cara, eu sabia que tu iria reclamar de Thor. Até já conversamos sobre isso, e eu entendo teu ponto contra a cenografia do filme. Mas não pensei que fosse destratar a direção de arte de Sucker Punch, que eu realmente considero uma das melhores do ano. E o universo fantasioso de Piratas do Caribe continua me impressionando, mesmo com o Rob Marshall não sabendo fazer uso decente dele...

De qualquer forma, concordamos que a ausência de O Espião Que Sabia Demais é indesculpável.

imagem de Giordano

Enviado por Giordano em sab, 01/28/2012 - 21:34

Cara, é o mesmo problema que eu tenho com a direção de arte de todos os filmes do Zack Snyder... acho que eu simplesmente não suporto muito a estética que ele propõe...Acho tudo muito artificial, me incomoda.... e o Hospício tem aposentos completamente heterogêneos entre si, o que também me incomoda.. Para mim, o grande mérito do design de sucker punch foi fazer o mais belo dragão da história do cinema... hahahaha... Mas enfim, ta, exagerei... a de Sucker Punch não chega a ser ruim, ae é questão de gosto, implicancia minha talvez, reconheço. Ja a de Thor, infelizmente, daria um razzie.

Sobre a de Piratas do Caribe 4... cara, o problema é bem pontual... a arte do 1 e do 2 tavam ótimas... depois, faltou criatividade e fizeram só o beabá... e nesse último, aquele ambiente da fonte da juventude e tudo, além de não fazer sentido geográfico nenhum, não é nem um pouco interessante... e o Navio do Barba Negra, prato cheio para um diretor de arte, não traz nada de muito interessante, como era o navio do Davy Jones, por exemplo..

imagem de Giordano

Enviado por Giordano em sab, 01/28/2012 - 21:49

 

Acho que eu sou crítico demais nesse departamento. Mas já que estamos falando nisso, fiquei afim de apontar as varias direções de arte que me chamaram atenção esse ano:

O Espião que Sabia Demais - filme de época que não faz só o café-com-leite (como J. Edgar e Capitão America, por exemplo, que são eficientes em recriar a época, mas sem a criatividade narrativa desse aqui) e vai além, criando ambientes com texturas e objetos muito bem pensados. Toda a iconografia de espionagem ta ali, mas sem chamar atenção pra si. Perfeita. Assim como os figurinos.

Gigantes de Aço - Fiquei muito feliz com a indicação de efeitos especiais desse aqui, que como todo mundo já sabe, acho um dos mais subestimados do ano. É o único, dos indicados, que utiliza mais efeitos físicos do que CGI, o que pra mim, é um mérito muito maior que a computação gráfica (talvez um conservadorismo meu). E os ambientes criados são muito interessantes, assim como o design dos robôs. O filme é quase design de produção em estado bruto.

Rango - Falando em CGI, a maior criação CGI do ano não é os macacos sobre os quais não param de falar, e sim a cidade de Poeira, onde o camaleão chega. Brinca com os símbolos do faroeste, associa com valores mexicanos, e animais estilizados (mas nunca "bonitinhos"). Coloco na lista justamente pelo uso do "feio".

Água para Elefantes - Outro filme que acho subestimado principalmente pelo design. Os ambientes do trem são muito bacanas, um universo próprio, e cada vagão tem seus atributos bem explorados (do bagaceiro ao mais rico), mas a gente nunca esquece que os vagões estão conectados (é um dos meus problemas com sucker punch, acreditar que um e outro ambiente se passam no mesmo prédio).

Cowboys e Aliens - Esse ta aqui justamente por ser genérico. Não tinha outro caminho, um filme que se baseia totalmente em iconografia de dois gêneros distintos, tem que ser o mais genérico possível para causar o efeito desejado. E é por ter escolhido esse caminho que eu coloquei aqui.

Hanna - Aqui ta outro filme muito subestimado. Se eu fosse o unico votante da academia, indicaria a quase todos os prêmios técnicos. É assim que se faz uma adaptação de Chapeuzinho Vermelho, viu Catherine Hardwicke. Os cenários de parque de diversões com motivos de lobo onde se dá o climax são realmente o ápice do design do filme. Palmas. 

Melancolia - Todo mundo sabe que eu tenho problemas com esse filme. Mas não seria doido de criticar o opressor e lindo design do filme. Assim como em Anticristo, o tino visual do Von trier é o que me faz respeitar mais ele como cineasta. 

O Palhaço - Ótima sessão dupla com Água para Elefantes e Estrada da Vida do Fellini. Circo é sempre um ambiente sensacional pra exercitar esse departamento. E como a direção de arte é um dos maiores problemas estéticos do cinema brasileiro, parabéns para a equipe de Selton Mello, que criou o confortável e precário ambiente no qual o filme se passa.
 
A Pele que Habito - Também trabalha com claustrofobia e com uma estética high-tech. Diferente dos outros filmes do Almodovar, que já devem ter a direção de arte pronta para vários, esse traz ambições novas, sem no entanto, deixar de lado os ícones visuais do diretor. 

Cavalo de Guerra -  Linda a concepção dos cenários desse. Parece que tudo foi feito em locações prontas de tão verossímeis que são os (poucos) interiores do filme. E mesmo assim, não deixa de lado o lirismo na criação deles.

Millenium - Nossa, eu tenho que ver mais uma vez, mas fiquei extasiado com todos os aspectos técnicos do filme. Eu senti frio vendo aqueles cenário, sério. Outra hora falo melhor.

Então acho que meus 5 indicados seriam:  O Espião que Sabia Demais, Gigantes de Aço, Cavalo de Guerra, Millenium e Hanna. (não vi Hugo e O Artista ainda)

imagem de Ghuyer

Enviado por Ghuyer em dom, 01/29/2012 - 12:09

O Fila K deveria ter uma coluna semanal ou mensal sobre direção de arte assinada por ti. Seria sensacional. Falo sério.

Obs: concordo com todos os comentários sobre os filmes que eu também vi - principalmente sobre o "frio" de Millennium.

Comentar

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.