Mais previsões! #1 - Melhor Filme

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Enviado por Ghuyer em dom, 09/25/2011 - 15:21

Com a corrida do Oscar oficialmente iniciada, conforme nos mostra o quadro de comparativos de previsões do Gold Derby, creio já ser possível lançar as minhas previsões fantasiosas a respeito das principais categorias da premiação da Academia. No entanto, vale dizer que ser um crítico no Brasil tem suas peculiaridades. Se os próprios críticos dos EUA apostam em filmes que eles mesmos não viram ainda (pois não estrearam nem ), nós, aqui, ficamos no escuro quanto a praticamente todos os candidatos ao Oscar, já que esses filmes são exportados para cá (e para o resto do mundo) somente após receberem suas indicações. Ou seja, não estar nos EUA implica em observar a corrida do Oscar com olhos distantes. De modo geral, temos que nos valer das impressões dos críticos de lá para criarmos nossa própria ideia das possibilidades de indicação da Academia. Por outro lado, estar longe, ter justamente um olhar distante é um diferencial interessante (e até positivo), visto que não nos impressionamos pelas jogadas de marketing das distribuidoras a fim de alavancar indicações para seus próprios filmes. Claro que existe a possibilidade de baixar esses filmes que já estão em competição nos pequenos festivais de lá, mas essa é uma prática que não considero digna (o porquê de eu pensar assim não entra em questão agora; downloads de filmes são tópico para outro texto). Até acho mais divertido apostar no Oscar sem ter visto a maioria dos candidatos. Afinal, acertando muito, é possível se gabar muito mais, dizendo: "E eu nem vi metade desses filmes aí!"; e errando muito, também temos uma desculpa, podendo dizer: "Mas tem que considerar que eu nem vi metade desses filmes aí". Logo, é uma posição estratégica muito compensadora. Mas deixa de papo-furado, vamos às previsões.

Uns posts atrás, eu já havia enunciado minhas ditas "profecias" para a categoria máxima, Melhor Filme. Mas é claro que um tempo já passou, e sou obrigado a rever meus conceitos. Então vou agora comentar um pouco sobre todos os filmes que têm alguma chance, e depois fazer minha lista daqueles que imagino serem os favoritos.

The Artist - Filme que mesmo antes de todo falatório crítico norte-americano eu já havia indicado como um dos longas interessantes a estrearem em 2011. A história se passa na Hollywood do final dos anos 1920, é rodado em preto-e-branco, tem um elenco de primeira, um protagonista francês, e vem recebendo cada vez mais críticas positivas. Além de ser uma ode ao cinema clássico hollywoodiano, parece fazer isso com competência. O curioso é que o filme é uma produção francesa, e estava cotado para representar o país na disputa pela indicação a Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. A comissão francesa responsável pela escolha, no entanto, optou por La guerre est déclarée. Será irônico se The Artist for indicado a Melhor Filme, portanto.

A Árvore da Vida (The Tree Of Life) - Após ter visto o filme, preciso reformular o que havia dito antes sobre o mesmo. A Árvore da Vida definitivamente não é o candidato mais óbvio a Melhor Filme. A narrativa adotada por Terrence Malick, embora funcional em sua proposta, não é nem de londe do tipo que pode agradar aos votantes da Academia. O filme é muito onírico e metafísico para o Oscar. Sua indicação aqui pode até ser surpreendente.

Albert Nobbs - Menos pelo filme em si, e mais pela atenção que a atuação de Glenn Close está chamando (ela também assina o roteiro), Albert Nobbs pode figurar entre os dez indicados. Mas é improvável.

Carnage - Ano passado o excelente O Escritor Fantasma foi totalmente ignorado pela Academia. Agora, talvez, Polanski possa ser relembrado com a adaptação da peça de Yasmina Reza. O filme tem uma abordagem intimista e um elenco forte, mas, por ser centrado em apenas quatro personagens, pode ser que seja deixado de lado na categoria principal.

Cavalo de Guerra (War Horse) - Drama épico de guerra de Steven Spielberg. Muito difícil de não ser indicado.

Contágio (Contagion) - Steven Soderbergh anunciou sua suposta "aposentadoria" no começo de 2011. Então, apesar de ainda ter alguns projetos em andamento, quem sabe a Academia decida se despedir do diretor ganhandor do Oscar por Traffic com um última indicação a Melhor Filme. Contágio pode até não ser o tipo de filme mais fadado a ser indicado ao Oscar, mas nunca se sabe (ainda mais com tantas críticas positivas).

A Dangerous Method - Ainda torço loucamente para que David Cronenberg seja finalmente lembrado pela Academia. Dependendo da temática de A Dangerous Method, isso parece ser possível. Basta esperar.

The Descendants - No último post sobre o assunto, fui deveras precipitado ao apontar semelhanças entre as tramas de The Descendants e A Árvore da Vida. "Um pai e dois filhos", seria a semelhança máxima. Na verdade, os dois filmes são drasticamente diferentes, e o drama de Alexander Payne tem muito mais chances de indicação do que o projeto nebuloso de Terrence Malick.

Drive - O filme de ação que deu a Nicolas Winding Refn o prêmio de Melhor Diretor em Cannes, tem Ryan Gosling à frente como protagonista, e vem alucinando críticos mundo afora. A crítica brasileira radicada em Los Angeles, Ana Maria Bahiana, chegou a tuitar emocionada no mês passado: "Drive. DO. CA. CE. TE".

O Espião Que Sabia Demais - O primeiro projeto hollywoodiano do diretor sueco que foi revelado dois anos atrás com o ótimo Deixa Ela Entrar (falo de Tomas Alfredson) conta com um elenco principal bem calibrado (Colin Firth, Gary Oldman, John Hurt, Mark Strong, Tom Hardy, Tody Jones), além de se tratar de uma nova adaptação do clássico da literatura de espionagem escrito por John le Carré, mestre do gênero. E vale lembrar que a última adaptação de um livro de Le Carré, O Jardineiro Fiel, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, foi indicado a quatro categorias.

Extremely Loud and Incredibly Close - Independendo do que se trata esse filme, é dirigido pelo rabudo Stephen Daldry, e isso basta para ser favorito. Daldry dirigiu apenas três filmes até agora, e foi indicado a Melhor Diretor por todos, sendo que os dois últimos, As Horas e O Leitor, também foram indicados à categoria máxima. Seguindo a lógica, não será diferente esse ano - ainda mais com o filme sendo estrelado por Tom Hanks.

Millennium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres - Depois de anos ignorado, David Fincher finalmente ascendeu na Academia dirigindo O Curioso Caso de Benjamin Button. Foi indicado de novo ano passado com A Rede Social, quando deveria ter incluvise ganhado e, agora, (re)adaptando o sucesso literário de Stieg Larsson, pode ser que figure entre os dez mais no Oscar mais uma vez. Porém, em se tratando da natureza violenta do projeto, isso pode não acontecer. Só seria injusto com o excelente longa original sueco se isso acontecesse.

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 - Se tem um blockbuster com chances de ser indicador Melhor Filme nesse ano, é o último capítulo da saga adaptada dos livros de J. K. Rowling com seus 96% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Hugo - É verdade que eu havia dito que, por ser ignorado no ano passado com Ilha do Medo, Scorsese seria agora recompensado com uma indicação de Hugo a Melhor Filme, mas não tenho mais tanta certeza. Pela natureza infanto-juvenil (e fantasiosa) do projeto, Hugo pode só encontrar indicações a categorias técnicas.

J. Edgar - A história do primeiro diretor do FBI é certamente bastante atrativa para os votantes da Academia, ainda mais quando contada por Clint Eastwood.  Já havia comentado isso antes.

Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris) - Um dos candidatos mais garantidos. Woody Allen de volta à forma em um filme belo, simpático e nostálgico. Tudo que o Oscar adora.

Moneyball - Um drama de superação sobre baseball dirigido por Bennett Miller, estrelado por Brad Pitt, e com altíssimos percentuais de críticas positivas. Estreiou nessa semana lá e já é tido como um dos favoritos.

Tudo Pelo Poder (The Ides Of March) - Apesar de suas críticas políticas virem sendo consideradas batidas, o drama de George Clooney ainda tem seu potencial, principalmente considerando o elenco fenomenal.

Vidas Cruzadas (The Help) - Filme que só sei ser considerado favorito graças ao Awards Daily. Pelo material de divulgação, Vidas Cruzadas parece não ser nada demais - bobinho demais, inclusive -, mas publicidade é sempre duvidosa, então vou confiar na intuição dos críticos que já viram o filme.

We Bought The Zoo - A volta de Cameron Crowe pode ser comemorada com uma indicação a Melhor Filme. Não é muito difícil, não.

We Need to Talk About Kevin - A adaptação do livro homônimo escrito por Lionel Shriver vem sendo considerada soturna demais. Mas, vejamos, Ingmar Bergman, por exemplo, era um cara soturno bastante celebrado pela Academia. Então, a conversa sobre o Kevin tem suas chances.

Young Adult - Novo filme de Jason Reitman, cujos últimos dois, Juno e Amor Sem Escalas, ambos foram indicados.

Esses 22 filmes são aqueles que eu acredito terem mais chances de indicação a Melhor Filme a essa altura do campeonato. Estamos ainda em setembro, e muita coisa pode (e vai) mudar até janeiro (por exemplo, Super 8, mencionado anteriormente como candidato possível, agora já duvido que seja indicado). Os dez mais do momento, então:

  • The Artist
  • Cavalo de Guerra
  • A Dangerous Method
  • The Descendants
  • Extremely Loud and Incredibly Close
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2
  • J. Edgar
  • Meia-Noite em Paris
  • Moneyball
  • Tudo Pelo Poder

Comentários

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Enviado por Giordano em dom, 09/25/2011 - 19:32

Observando as tendências e lendo sobre a vibe na cidade do cinema, resolvi fazer minha lista... 

Moneyball - trailer excelente, Aaron Sorkin, e temática favorável... acho que desponta como o favorito.

Vidas Cruzadas - esse foi o primeiro favorito que apareceu. Mas talvez, assim como um Secretariat perdido ano passado, talvez desapareça.

A Dangerous Method - Hollywood ta se curvando ao Fassbender. No momento, ele pode pesar mais do que Cronemberg (cujo nome "bota contra" o oscar)

Drive - Ta uma comoção absurda por esse filme, então...

J. Edgar - Tem que ter um feito-para-o-oscar né... E to torcendo pra que Leo leve, mesmo sem ter visto. Uma hora ou outra, tem que dar o oscar pro cara (haha);

O Espião que Sabia Demais - Puro feeling. 

The Descendants - Payne tem um nome forte, não faz filme faz tempo, e eu to sentindo vibes nesse.

Meia Noite em Paris - na verdade, eu acho que não entra. Mas esse é o filme que ta aqui só pela minha torcida.

Comentários rápidos sobre os outros

The Artist - acho que tem chances grandes sim. Bem grandes.

Árvore da Vida - Vai ser uma ótima surpresa se for indicado!

Albert Nobbs - Não sei... é bem "feito-para-o-oscar" né... não sei mesmo.

Carnage - Polanski ta meio marcado, o que é uma pena, por que esse filme parece ser do caralho.

Cavalo de Guerra - Sempre torço por Deus, né. Mas to sentindo vibes contra esse filme, não sei por que.

Contágio - "Distrito 9" do ano? Não sei. Não sei mesmo.

Extremamente Alto e Incrivelmente Perto - um dos filmes que eu to mais ansioso pra ver. O livro é maravilhoso. Mas é muito arriscado cair no drama fácil. Um risco que derrubou "Caçador de Pipas", que é um filme bonitinho e só, enquanto o livro é emocionante demais.

Millenium - O fato de ser um remake de um filme recente talvez pese contra, e ainda é pesado demais. 

HP - Acho difícil. Só forçando muito a barra.

Hugo - Bem difícil também. Na verdade, o único que eu apostaria que não vai ser indicado a melhor filme é esse. Mas posso queimar a língua.

The Ides of March - Acho que esse morre até lá. 

We Bought a Zoo - Adoro Cameron Crowe, mas esse filme parece comum demais para a academia. Mas estarei na estreia plantado no cinema, no primeiro horário.

Precisamos Falar sobre o Kevin - é... esse filme ou vai comover todo mundo ou vai fracassar feio. 

Young Adult - Ta um climão de "Professora sem Classe" nesse filme. Gostaria de dizer que confio em Diablo Cody, mas não sei. But anyway, quero muito ver.

Outros

A Dama de Ferro - Nunca se deve tirar um feito-pra-oscar de uma lista de possíveis indicados ao oscar.

This Must be the Place - Muito menos filmes em que o ator passa por uma transformação física para interpretar algum tipo.

The Rum Diary - Só eu levo fé nesse filme?

Tintin - Ahh, pouquissimas chances... mas deve ser tão legal.

Planeta dos Macacos A Origem & Super 8 - acho que tem mais chances que HP... mas sei lá né... Acho que "Contágio" é o blockbuster a ser indicado.

On The Road - Não se esqueçam do Walter ! 

 

 

 

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