Os Vingadores e as "imparcialidades" da Crítica

imagem de Ghuyer
Enviado por Ghuyer em qua, 05/02/2012 - 03:14

Tem umas críticas negativas sobre Os Vingadores que basicamente só estão aí para afirmar o óbvio: quem nunca gostou de Os Vingadores não gostou do filme sobre Os Vingadores. Oh! Não me diga!

Isso me lembra da resenha do Rubens Ewald Filho sobre O Grande Truque, em que ele justifica não ter gostado do filme pura e simplesmente porque nunca foi um fã de mágica! Muito bacana, seu Rubens. É referente a isso que, acredito, algumas pessoas reclamam da falta de uma suposta "imparcialidade" em determinadas críticas de cinema. Existe a clássica "imparcialidade" utópica e babaca de se exigir que o cara escreva um texto como se fosse um robô, apontando todos detalhes positivos e negativos de uma obra de arte e suprimindo qualquer emoção em relação ao que se está discutindo. Isso não só é impossível, como seria, na verdade, pouco interessante se fosse real, uma vez que a graça do mundo está nas diferentes interpretações que cada um constrói a partir de seus respectivos e parciais pontos de vista. Mas existe outra imparcialidade: aquela que deveria existir, mas falta a certos críticos que, às vezes, como nesse caso do Rubens, tentam justificar a incompetência de um filme apenas levando em conta um gosto particular. Não gosto de X, e filme Y possui X, portanto não gosto de filme Y. Não, não. Assim não! O Rubens foi parcial no sentido em que ele não gostou do filme porque o filme tratou de um tema que ele não gosta. Nesse aspecto, ele deveria, sim, ter sido imparcial. Com essa imparcialidade eu concordo, e considero não só justo como necessário acusar sua ausência. E não é complicado empregá-la. Eu, por exemplo, nunca curti baseball - aliás, acho um esporte muito tolo - mas não deixei que isso me impedisse de gostar de O Homem Que Mudou o Jogo, e não encontrei a menor dificuldade no caminho.

Então aparece uma pessoa que diz não gostar de Os Vingadores porque... não gosta de Os Vingadores. Porra! É a mesma coisa que alguém que não gosta de peixe estar na condição de crítico gastronômico de um prato de sushi:

YOUR ARGUMENT IS INVALID.

Comentar

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.