O Último Desafio

imagem de Rafael
Enviado por Rafael em qua, 01/30/2013 - 15:12

Muitos são os motivos que me levam a admirar Arnold Schwarzenegger, indo desde o sobrenome complicado (10 consoantes e 4 vogais) até sua ascensão ao poder como governador.  Obviamente parte desta admiração deve-se a sua carreira como ator. Junto com Jackie Chan, Arnold foi um dos heróis cinematográficos da minha infância, e o de toda uma geração.  Assim, não posso negar que guardava certa expectativa quanto ao retorno dele às telonas, o que era uma questão de tempo, como sua participação no fraquíssimo Os Mercenários (The Expendables,2010) provou. Após oito anos afastado das telonas devido a sua carreira política, ele retorna em O Último Desafio (The Last Stand, 2013), um longa que entretém, mas ainda não é o  retorno que o astro merecia.

Com plot digno de filme dos anos 80/90 (o incorruptível contra o imparável), O Último Desafio segue os moldes tentando combinar a ação com a comédia, adicionando ainda elementos de western.  Porém, o filme acaba se perdendo ao fazer esta mistura, não sabendo dosar quando o foco é a comédia ou quando é a ação, tornando-se caricato. O diretor Jee-woon Kim não consegue balancear ambos os gêneros, tornando o filme sem ritmo. Todas as sequências de ação acabam tão rápido quanto começam, só para serem interrompidas por uma piada (ruim) cortando todo o clímax que vinha sendo apresentado. Não há timing cômico, nem uma preocupação quanto ao ritmo. Quando o espectador começa a se empolgar, logo é barrado pela tentativa de humor desnecessária que fica deslocada ao longo de todo o filme. Jee-woon Kim tenta em certos momentos dar uma abordagem mais séria trabalhando a história de seu protagonista, mas a necessidade de ser uma “comédia de ação” é maior, tornando esta tentativa de dimensionar o protagonista perdida em meio aos diversos coadjuvantes e às subtramas.  O filme que se glorifica e se vende como o retorno de Schwarzenegger aos filmes de ação se perde em subtramas banais que só tiram o seu foco.

Como já dito, O Último Desafio tenta ser cômico apostando no velho clichê de personagens secundários estereotipados, se limitando a gags bobas feitas por Johnny Knoxville e Luis Guzmán (ambos no piloto automático, praticamente se interpretando).  Há também as tiradas de humor com a idade de Schwarzenegger, o que até funciona caso o espectador não tenha assistido ao divertido Os Mercenários 2 (The Expendables 2,2012), que mesmo longe de ser excelente pode ser citado como um bom exemplo da combinação humor e ação.

Quando parte para a ação, o longa alterna entre o cartunesco e o divertido.  Há um exagero por parte de Jee-woon Kim para tornar tudo mais dinâmico, mais movimentado, que não só ultrapassa o limite de descrença do espectador como torna tudo mais pastiche. Em certos momentos, não estamos vendo um longa de ação, mas a paródia de um, justamente o objetivo contrário do filme.

Cabe a Schazza, justamente o astro do filme, segurar o longa, o que faz com mérito.  Fazendo o típico durão, Schwarzenegger com seu carisma (aqui a falta dele) mantém filme o quanto pode.  Seu personagem não foge do clichê que é o filme, sendo Arnold o grande diferencial. É o mesmo personagem durão que fez ao longo da carreira, e é justamente isso que o torna cativante. Schwarzenegger sabe fazer o clichê (o personagem durão com toques cômicos), e aqui ele faz perfeitamente o que sempre fez ao longo de sua carreira: soltar frases de efeito e atirar.

Caso comparado com os demais filmes da carreira de Arnold, O Último Desafio fica no meio do caminho entre Comando para Matar (Commando, 1985) e O Predador (Predator, 1987). Não há a mesma diversão tosca do primeiro, nem o suspense carismático do segundo; o filme quer ser levado a sério, quando tudo apresentado em tela beira ao exagerado. O bom e o velho Schazza merecia um retorno melhor.  

Poltronas 

3

Comentar

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.