A Estrada para Os Vingadores: Os Easter Eggs – Parte 1

imagem de Rafael
Enviado por Rafael em sab, 03/31/2012 - 21:00

 Há não tão distantes quatro anos atrás começou o que seria o início do universo cinematográfico da Marvel, que chega a seu auge na estreia de Os Vingadores. O que então começou com uma breve aparição de Samuel L. Jackson acabou rendendo um total de quatro spin-offs, uma continuação antes de chegar à reunião dos personagens. Cada longa acaba sendo um festival para os leitores de histórias em quadrinhos, não só por adaptar um herói para as telas, mas por trazer pequenos easter eggs, ou seja, pequenas surpresas que serão reconhecidas pelos que já conhecem as histórias. Em cada longa a Marvel tentou colocar referências que de certo modo ajudam a expandir este novo universo. Abordando na primeira parte do artigo as referências que aparecem nos longas protagonizados pelo Homem de Ferro.

 

 

Homem de Ferro e Homem de Ferro II

 

Escudo do Capitão América: Pode ser considerado como uma espécie de medidor da Marvel, junto com a cena pós-créditos, servindo para ver como os fãs reagiriam e se estariam interessados em ver uma equipe de super-heróis no cinema, algo confirmado pela atitude do estúdio de afirmar que tudo seria uma espécie de brincadeira, e que nada estava sendo planejado. Já no segundo filme, quando o universo cinematográfico Marvel já era algo concreto, o escudo surge apenas para reforçar a ideia.

 

Dez Anéis: Todo herói tem um grande inimigo, e no caso do Homem de Ferro sua nêmeses é Mandarin, vilão que ostenta dez anéis, cada um com um poder diferente. Apesar de não aparecer no longa, Mandarin é de certo modo referenciado: Os dois inimigos de Tony Stark no longa fazem parte da organização chamada Dez Anéis, chagando inclusive a usarem anéis, cada um em um dedo diferente do outro. Além disso, o logo da organização aparece no cativeiro de Stark e no final durante os créditos. Em nível de curiosidade, Shane Black, diretor do próximo Homem de Ferro, já negou a aparição de Mandarin em Homem de Ferro 3.

 

Indústrias Roxxon: A empresa concorrente de Tony Stark, que já tentou inúmeras vezes roubar a tecnologia que desenvolveu Homem de Ferro, aparece brevemente no primeiro filme, surgindo atrás do Monge de Ferro durante a batalha final. No segundo longa, além de aparecer como patrocinadora de um dos carros na corrida, ela surge como vilã do jogo que se passa após os eventos do filme. Há ainda uma breve aparição da empresa no curta A Funny Thing Happened on the Way to Thor's Hammer, onde aparece como a empresa dona do posto de gasolina.

 

Fin Fang Foom: Apesar do nome que mais parece uma buzina, Fin Fang Foom sempre foi um grande adversário para o Homem de Ferro, justamente por ser um dragão alienígena. O personagem aparece brevemente durante o final do primeiro filme como um outdoor.

 

Máquina de Combate: A armadura comandada por James Rhodes, que depois apareceria no segundo filme surge como um design descartado por Stark. Uma espécie de brincadeira é feita ao final do filme quando Rhodes está indo ajudar Tony.

 

Chicote Negro: Antes de ser o vilão do segundo filme, o personagem aparece como o nome de um dos caças que perseguem o herói no primeiro longa.

 

Mapa de Atlântida: Quando somos apresentados ao Chicote Negro podemos ver em sua  parede uma pequena reportagem sobre Atlântida,  o famoso reino submarino que seria governado por Namor.

 

Maleta de Howard Stark: Apesar de não ser um easter egg, a maleta contém indícios que remetem ao Capitão América. O primeiro é a famosa edição de estreia do personagem, onde aparece socando Hitler. Já o segundo e terceiro são um do mapa da Antártica e um desenho do Hipercubo, o que é bastante compreensível para quem já assistiu a Capitão América – O Primeiro Vingador.

Outros personagens: Ao final do segundo filme, onde temos Tony Stark conversando com Nick Fury pode se ver ao fundo diversos mapas que fazem menção a alguns heróis da editora, como Capitão América, Thor, Pantera Negra, Namor e, provavelmente, Union Jack. Ainda é possível ver uma reportagem sobre o desastre causado pelo Hulk na universidade em O Incrível Hulk.

 

 

Na segunda parte abordaremos os easter eggs dos outros três longas da Marvel: Thor,O Incrível Hulk e Capitão América – O Primeiro Vingador.

Comentários

imagem de Bruno Dellaméa

Enviado por Bruno Dellaméa (não verificado) em sab, 04/21/2012 - 00:51

Boa revisão. A construção do universo Marvel no cinema, mesmo que pouco diferente (obrigatório, por ser mídias distintas) tem me agradado.
Aguardamos o próximo.

Abraço.

Comentar

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.