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Fantaspoa

Enviado por Ghuyer em qui, 07/07/2011 - 22:31

O Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre já está ocorrendo e, nessa sua sétima edição, se consolida como o maior festival do gênero da América Latina. Tentarei ver o máximo de filmes possíveis, e abaixo vai a lista de todos vistos. À medida que vejo mais filmes, aumento a lista, e linko o título do filme à crítica:

  • 05/07

Cropsey, da mostra Documentários Fantásticos

Gamers - Na Busca do Alvo, da mostra competitiva Filmes de Ação

  • 06/07

Impacto, da mostra competitiva Filmes de Ação

Santos e Pecadores, da mostra competitiva Filmes de Ação

  • 07/07

Mandrill, da mostra Filmes de Ação - ganhou como melhor filme da mostra, o que não entendo, uma vez que Impacto e Santos e Pecadores são infititamente superiores.

  • 08/07

Metadona: Uma Maneira Americana de Traficar, da mostra Documentários Fantásticos

O Homem Que Viu Frankenstein Chorar, da mostra Documentários Fantásticos - Interessante documentário que remonta a vida do maior ícone do cinema fantástico da Espanha, Paul Naschy. Tendo atuado em exatamente uma centena de filmes, Paul Naschy foi uma espécie de Lon Chaney espanhol, e teve um papel mais do que fundamental para consolidar as bases do cinema espanhol moderno. Passando a infância durante a ditadura de Franco, primeiro seguindo a carreira de halterofilista, e depois se envolvendo contra sua vontade com a máfia japonesa, a própria vida de Naschy já daria material suficiente para um filme. O Homem Que Viu Frankenstein Chorar é, além de um belo registro da vida de Paul Naschy, uma prova de que o cinema fantástico não deve ser subestimado como acontece até hoje. 4/5

Horror Gráfico Sexual, da mostra Documentários Fantásticos - Excelente retrato dos bastidores de um dos mais notórios sites de sadomasoquismo do mundo, o Insex.com, o documentário Horror Gráfico Sexual ainda consegue ser um libelo contra a censura e o preconceito frente a essa atípica prática sexual tão mal vista pela sociedade. Mostrando as cenas do que realmente acontece em "rituais" de sadomasoquismo como se fossem apenas um passatempo comum (o que de fato os são), as diretoras Anne Lorentzon e Barbara Bell realizam um belo trabalho também colhendo depoimentos dos mais variados, entrevistando desde o criador do Insex até as modelos que aparecem nos vídeos do site, e oferecendo um registro completo de todas as facetas dessa relação de dor e prazer que as pessoas mantêm com o sadomasoquismo. Mesmo que o resultado não fosse satisfatório, só o fato de o documentário tratar de um assunto tão polêmico já mereceria menção. Fazer isso com tanto profissionalismo, então, é digno de admiração. 5/5

Demons: Filhos das Trevas, da mostra Retrospectiva Bava (parte I, parte II) - Até essa edição do Fantaspoa, eu nunca tinha ouvido falar em Lamberto Bava. Dei preferências às mostras de filmes de ação e de documentários imaginando que o cinema de Bava fosse como o trabalho amador de tantos outros cineastas do gênero durante as décadas de 70 e 80 (além, claro, de supor que depois seria muito mais fácil encontrar os filmes de Bava do que os documentários da mostra). Assim, fui à sessão de Demons: Filhos das Trevas, última da mostra retrospectiva, sem a menor esperança de ver um bom filme. Mais uma vez fui surpreendido, e adorei o que vi. A direção de Bava se mostrou muito superior à maioria de seus companheiros de gênero. A primeira metade do filme faz um trabalho impecável de montagem, intercalando as cenas "de verdade" com as do filme dentro do filme de modo admirável, e inevitavelmente brincando com a metalinguagem. Contando com uma maquiagem fenomenal (que funciona perfeitamente bem mesmo hoje, 26 anos após o lançamento do filme, Demons ainda faz uma divertida crítica ao preconceito para cima do gênero de terror - em determinado momento um dos personagens grita decidido: "Isso está acontecendo por causa do filme! Vamos destruir o filme!", seguido pelo urro de apoio de todas as outras pessoas presentes, e o bom humor de Bava não para por aí, mantendo um bom ritmo durante o tempo todo. E sendo o primeiro filme italiano a ser captado com o sistema de som Dolby, Demons traz uma trilha sonora maravilhosa que serve de ode à musicalidade oitentista, também facilitando ao espectador (da época) a identificação com o universo apresentado no longa. Por fim, talvez falhando apenas em deixar claro a origem da maldição que persegue os personagens, Demons é um filme divertido e que certamente dá vontade de conhecer o restante da obra de seu realizador. 4/5

  • 11/07

O Filho da Meia-Noite, da mostra competitiva internacional.

  • 12/07

O Show Tem Que Continuar, da mostra competitiva internacional. 3/5

Família Nuclear, da mostra competitiva internacional. 3/5

Little Deaths, primeira sessão surpresa do festival. 4/5

Tudo Sobre a Maldade, da mostra competitiva internacional. 4/5

  • 14/07

Incidente, da mostra competitiva ibero-americana. 3/5

Zênite, da mostra competitiva internacional. 5/5

  • 17/07

Anoitecer Violento, filme de encerramento. 3/5

Também foram anunciados os vencedores do festival nesse dia, e infelizmente nenhum dos filmes que eu vi estava entre os anunciados - exceto por Tudo Sobre a Maldade, que levou Melhor Scream Queen. De qualquer forma, é uma pena que O Filho da Meia-Noite e Zênite não tenham ganhado nada.

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