Comentar

imagem de Ghuyer

Oscar 2013 - Prevendo os indicados

Enviado por Ghuyer em qua, 01/09/2013 - 22:44

Algumas pessoas apostam em cavalos. Eu aposto nos indicados ao Oscar.

 

Melhor Filme

Lincoln
Argo
A Hora Mais Escura
O Lado Bom da Vida
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Indomável Sonhadora
Moonrise Kingdom
O Mestre
Amor

Assim como em 2012, a edição do Oscar de 2013 poderá ter entre 5 e 10 indicados ao prêmio principal da noite. Os únicos candidatos com vaga garantida são os três primeiros da lista, que está disposta em ordem de probabilidade de indicação. Estou disposto a apostar na não indicação a Django Livre. Acho que não há mais ninguém pensando assim, mas sempre fui um pouco contra a maré em relação a cinema. E não acredito que essa edição terá 10 indicados. Mas, caso eu esteja errado, adoraria também de errar ao não prever a indicação de 007: Operação Skyfall, pois muito legal de vê-lo sendo indicado a melhor filme no Oscar. Não acho que vá acontecer, em todo caso. Ah, e eu não me surpreenderia se O Voo figurasse entre os indicados.

Melhor Direção

Steven Spielberg, por Lincoln
Kathryn Bigelow, por A Hora Mais Escura
Ben Affleck, por Argo
Ang Lee, por As Aventuras de Pi
David O. Russell, por O Lado Bom da Vida

O DGA preferiu indicar Tom Hooper (por Os Miseráveis) no lugar de David O. Russell, mas como nos últimos anos os diretores indicados ao Oscar fecham numa relação de 4 em 5 com os indicados do DGA, arrisco dizer que Hooper é o azarão que pode ficar de fora. Russell ainda tem suas chances. Os outros quatro indicados são quase garantidos. E se Django for indicado a filme, Tarantino pode muito bem aparecer por aqui também. Mas lindo mesmo seria se a Academia decidisse finalmente reconhecer o talento de Michael Haneke.

Melhor Ator

Daniel Day-Lewis, por Lincoln
Denzel Washington, por O Voo
Hugh Jackman, por Os Miseráveis
John Hawkes, por The Sessions
Joaquin Phoenix, por O Mestre

Day-Lewis é presença obrigatória, e ele pode muito bem já ser considerado o vencedor. Washington me parece que também tem indicação garantida (é querido pela Academia, e um baita ator). Hugh Jackman tem muitos fãs dentre os votantes e nunca foi indicado. John Hawkes era um ninguém até recentemente ter sido indicado como coadjuvante por Inverno da Alma, e agora em The Sessions parece que oferece uma legítima performance de Oscar. E Joaquin Phoenix está ocupando a quinta vaga graças aos elogios que sua atuação vem recebendo, mas, como o próprio ator disse que não dá a mínima importância para O Oscar, talvez ele perca a vaga para Anthony Hopkins, que está aparentemente brilhante como Alfred Hitchcokc em Hitchcock. Ou para Bradley Cooper, por O Lado Bom da Vida.

Melhor Atriz

Jessica Chastain, por A Hora Mais Escura
Jennifer Lawrence, por O Lado Bom da Vida
Emmanuelle Riva, por Amor
Naomi Watts, por O Impossível
Marion Cotillard, por Rust and Bone

Chastain estava cotada para concorrer como coadjuvante, até que os estúdios resolveram apostar numa campanha voltada para ela como atriz principal, e parece que deu certo. Ela e Lawrence têm indicação certa. Riva também vem arrancando elogios de todos os cantos. Watts dá vida ao tipo de personagem que a Academia adora. Cotillard é a única da lista que não me parece ter vaga garantida. Talvez ela saia para Helen Mirren (Hithcock) entrar, o que representaria uma indicação “dupla” bem legal caso Hopkins também fosse indicado. E outra que corre por fora, mas que pode aparecer sem grandes surpresar é Rachel Weisz, por The Deep Blue Sea. Tem gente ainda que acredita que a pequena Quvenzhane Wallis (Indomável Sonhadora) pode surgir como uma daquelas indicações juvenis que Academia curte fazer de vez em quando, mas duvido.

Melhor Ator Coadjuvante

Philip Seymour Hoffman, por O Mestre
Tommy Lee Jones, por Lincoln
Alan Arkin, por Argo
Leonardo DiCaprio, por Django Livre
Matthew McCaunaghey, por Magic Mike

A categoria de atuação mais incerta do ano, na minha opinião. Hoffman e Jones parecem garantidos. Alan Arkin não tem uma atuação tão digna de prêmios, mas há um certo amor pelo ator que talvez lhe garanta indicação. E DiCaprio e McCaunaghey são dois tiros no escuro. Duvido muito que ambos sejam indicados. Mas um dos dois eu tenho quase certeza que será. O colega de cena de DiCaprio, Christoph Waltz, vem ganhando uma atenção tardia, e pode aparecer ali. Robert DeNiro (O Lado Bom da Vida) é outro candidato, por ser um veterano que há muito tempo não é indicado (principalmente porque só tem feito filme ruim). Dwight Henry (Indomável Sonhadora) também tem chances.

Melhor Atriz Coadjuvante

Anne Hathaway, por Os Miseráveis
Sally Field, por Lincoln
Amy Adams, por O Mestre
Helen Hunt, por The Sessions
Maggie Smith, por O Exótico Hotel Marigold

Ann Dowd (Compliance) e Nicole Kidman (The Paperboy) pode ficar com a vaga de Maggie Smith.

Melhor Roteiro Original

A Hora Mais Escura
O Mestre
Moonrise Kingdom
Amor
O Voo

Não há muitos candidatos nesse ano. Mais uma vez, vou arriscar dizer que Tarantino ficará de fora. Looper pode aparecer aí com seu roteiro furado (mas incompreensivelmente amado por muitos).

Melhor Roteiro Adaptado

Lincoln
Argo
O Lado Bom da Vida
As Aventuras de Pi
Os Miseráveis

Indomável Sonhadora é o filme que representará meu erro nessa categoria. O longa provavelmente será indicado, mas estou ignorando isso por algum motivo.

Melhor Montagem

Argo
A Hora Mais Escura
Lincoln
Os Miseráveis
A Viagem

Nem vi, mas quero muito estar certo em dizer que A Viagem será indicado. 007: Operação Skyfall pode muito bem (e merecidamente) figurar entre os finalistas, no entanto. As Aventuras de Pi é outro com fortes chances. E como até Os Descendentes foi indicado no ano passado apenas por ser um dos favoritos a melhor filme, a mesma coisa pode acontecer com O Lado Bom da Vida agora.

Melhor Fotografia

As Aventuras de Pi
Os Miseráveis
Lincoln
A Hora Mais Escura
007: Operação Skyfall

Até uns meses atrás eu tinha certeza que Anna Karenina seria indicado aqui, mas nas últimas semanas essa certeza se foi. Mas como o filme foi escolhido pelo sindicato dos diretores de fotografia como um dos melhores trabalhos ao ano, não vou perder as esperanças. Argo também pode aparecer (talvez no lugar de A Hora Mais Escura), e caso a Academia se mostre realmente fã de Tarantino, Django pode entrar aqui com facilidade – Robert Richardson é muito amado.

Melhor Direção de Arte

Anna Karenina
Os Miseráveis
Lincoln
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
As Aventuras de Pi

Alternativa: A Viagem. E talvez Django.

Melhor Figurino

Anna Karenina
Os Miseráveis
Lincoln
A Viagem
Great Expectations

Alternativas: Argo, Branca de Neve e O Caçador, Django, O Hobbit.

Melhor Trilha Sonora

As Aventuras de Pi
Anna Karenina
Lincoln
Indomável Sonhadora
A Hora Mais Escura

A trilha tensa que Thomas Newman fez para Skyfall é uma que vem recebendo vários e bem-vindos elogios (e indicações). Seria legal se fosse indicada. O onipresente Alexandre Desplat, que assina a trilha de A Hora Mais Escura, também pode figurar entre os indicados por Argo. Uma indicação dupla eu acho improvável, mas o francês com certeza será indicado, basta apenas adivinhar por qual filme. A Viagem seria uma boa surpresa. E eu queria acreditar que a trilha de Batman tem chances, mas é difícil.

Melhor Canção

“Skyfall”, de 007: Operação Skyfall
“Suddenly”, de Os Miseráveis
“Touch the Sky”, de Valente
“Learn Me Right”, de Valente
“Still Alive”, de Paul Williams: Still Alive

A categoria mais bizarra do planeta. Sempre acontece alguma coisa estranha entre os indicados a melhor canção. Apostei nesses cinco por uma questão de feeling. Animações da Disney sempre estão presentes, por isso as duas menções a Valante. A franquia 007 tem um histórico de indicações a melhor canção e Adele está em alta, por isso Skyfall entra na lista em primeiro lugar. Musicais com pompa de Oscar sempre apresentam uma composição original para tentar uma indicação, então aí está Os Miseráveis. E esse Paul Williams entra em quinto para preencher a vaga que sobrou. E eu com certeza apostaria na belíssima canção que Neil Finn compôs para O Hobbit, mas até onde vi, ela não é elegível, infelizmente.

Melhor Maquiagem

O Hobbit: Uma Jornanda Inesperada
Lincoln
Hitchcock

Acho muito difícil que qualquer um desses não seja indicado.

Melhor Edição de Som

007: Operação Skyfall
Os Vingadores
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
A Hora Mais Escura
As Aventuras de Pi

Melhor Mixagem de Som

Os Miseráveis
A Hora Mais Escura
Os Vingadores
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
As Aventuras de Pi

Quanto às categorias de som, não tem competência de explicar minhas escolhas, exceto pelo fato que musicais sempre são indicados a melhor mixagem.

Melhores Efeitos Visuais

As Aventuras de Pi
Os Vingadores
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
A Viagem
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Assim como maquiagem, acho que é uma das categorias mais tranquilas de prever desse ano.

Melhor Filme de Animação

Frankenweenie
Valente
A Origem dos Guardiões
Detona Ralph
ParaNorman

Frankenweenie e Valente serão indicados. Os outros eu apenas espero que sim.

Melhor Filme em Língua Não Inglesa

Amor
Intocáveis
Além das Montanhas
A Royal Affair
No

Mesmo antes de sair a lista dos pré-selecionados eu já havia elegido esses cinco como os prováveis indicados. O fato de todos eles tem sobrevivido à pré-seleção me deixou muito orgulhoso. Mantenho os mesmos cinco.

Melhor Documentário

How to Survive a Plague
Searching for Sugar Man
The Gatekeepers
Bully
This Is Not a Film

Uma das categorias nas quais mais erro. Veremos como me saio dessa vez.

Melhor Filme Curta-Metragem

Curfew
Death of a Shadow
9meter
Asad
Henry

Melhor Curta de Animação

Paperman
Maggie Simpson in the Longest Daycare
Dripped
The Eagleman Stag
Adam and Dog

Melhor Curta Documentário

Education for Mohammad Hussein
Open Heart
Mondays at Racine
Inocente
Redemption

Os curtas metragens estão listados aí por puro feeling. O único a que assisti foi o excelente Paperman, que até suponho que vencerá a categoria. O resto, chute no escuro.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.