Passe Livre

imagem de Rafael
Enviado por Rafael em qua, 03/16/2011 - 12:14

 

Irmãos Farrelly já trabalharam com muitos atores cômicos, como Ben Stiller, Matt Damon, Jim Carrey, Woody Harrelson, entre outros. Unir se a Owen Wilson parecia uma escolha acertada, já que é um dos atores que adaptado ao gênero, tem apelo com o grande publico, devido ao  seu carisma e talento (mais o primeiro motivo). O que parecia ser a escolha certa acabou dando a uma parceria que rende um filme monótono.

Rick (Owen Wilson) e Fred(Jake Sudeikis), dois caras cansados da sua rotina de maridos depois de causarem momentos embaraçosos por estarem cansados das suas vidas de casados acabam ganhando um passe livre de suas esposas. Este passe da direito a serem solteiro de novo, uma semana de folga do casamento.  Rick e Fred se vêm tentando voltar ao “jogo” de onde foram tirados pelo compromisso com suas esposas.  

Jake consegue ser o grande destaque em um filme tedioso (algo que também aconteceu em Amor a distancia) interpretando o atrapalhado Fred. Sudeikis consegue ser engraçado sutilmente, dada a  naturalidade de sua interpretação diante das situações  que seu personagens acaba envolvido, mesmo  muita delas não terem a menor graça. Seu personagem não consegue ser mais engraçado pela sabotagem aplicada pelos roteiristas  ao envolver  Fredem momentos sem graças que acaba prejudicando em arte o que o personagem geraria.

A decadência de Owen Wilson, em termos de comedia, fica evidente em Passe Livre, já que seu personagem é erradamente colocado como protagonista, logo não  apresentando nenhum bom momento. Seu personagem apresenta estar na trama como uma ferramenta para os Farrelly colocarem Wilson no filme como protagonista do que algo que faz parte da trama. Este erro ajuda o espectador a prever as piada que vão ficando piores ao longo da trama. Ainda temos um  Richard Jenkins fazendo a habitual (e  totalmente desnecessária) ponta cômica no filme interpretando um “Sherlock Holmes ” que usa seu dom para conquistar mulheres.

Nenhuma das quatro cabeças que escreveram o roteiro conseguiu inovar nas tiradas cômicas optando por reciclar as velhas piadas  envolvendo masturbação, fezes humanas e  órgãos sexuais já usadas em, por exemplo, Amor é Cego, Quem vai ficar com Mary? e Debi e Loide.  Este humor além de repetitivo está em decadência, se antes ver Debi  no banheiro era engraçado, agora não é mais, o publico mudou.  Estas tiradas sem graças acabam eclipsando as que são engraçadas. A tentativa de ter um momento dramático, algo recorrente em todas comedias, não soa natural, pois parece que quer causar mais do que pode,  buscando um choro aonde apenas consegue um olhar mais atento do espectador  entediado, e como de praxe, eles estragam este momento com uma piada sem graça. Outro ponto falho do roteiro é na previsibilidade do filme desde em relação as piadas até a trama, fato que fica evidente ao  envolver a policia algo recorrente nos seu filmes

Irmãos Farrelly parecem que já não conseguem definir o que é engraçado e o que é  vergonha alheia, Passe livre é a comprovação disso. Este problema já vinha ficando evidente em vários filmes anteriores (o ultimo que consegui se livrar disto foi Eu, eu mesmo e irene). Este acaba sendo  grande erro dos Farrelly, a tentativa de conquistar públicos diferentes. Indecisão que arruína toda película. Por mais que consigam mostrar bons momentos (personagens prevendo o futuro), eles erram na escolha do seu publico. Esperamos que isso não se repita em Três Patetas.

Obs.: Há uma cena engraçadíssima durante os créditos que contribui para não total desgraça do filme.

Poltronas 

2

Comentar

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
1 + 4 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.