As constantes da trilogia Batman

imagem de Rafael
Enviado por Rafael em qua, 10/17/2012 - 13:40

Existem pequenos detalhes que tornam a obra de Nolan à frente do personagem ainda melhor. Detalhes que, uma vez avaliados, trazem uma maior profundidade para a trilogia.

Um deles, por exemplo, é que, durante todos os três longas, vermos apenas uma vez Bruce Wayne trajado de Batman, em um plano geral – isso ocorre especificamente no último longa. O motivo disso é que só vemos Bruce e Batman “juntos” quando um vê que necessita do outro, quando para se tornar completo ele deve se reconectar com seu alter-ego: é o momento de redescobrimento do personagem no último longa.

Anteriormente, o mais próximo disso tinha ocorrido em dois momentos: no primeiro filme, onde, após salvar Rachel, vemos o personagem distante, uma forma de Nolan não mostrar que ambos são a mesma pessoa. Este momento ocorre justo na parte da trama em que a vida de ambas as “contrapartes” se interligaram pela primeira vez , a melhor amiga de Bruce Wayne sendo salva pela sua outra identidade. Nesta cena ocorre um plano médio, que se limita a mostrar apenas metade do corpo de Bruce Wayne.

Já o segundo momento é em O Cavaleiro das Trevas, quando a morte de Rachel o faz questionar seus atos. Neste momento em especifico, Bruce apenas segura sua máscara, em um ato shakespeariano, na busca por sua identidade e tentativa de compreender melhor a forma como deve realizar seus objetivos.  De novo não vemos Bruce trajado de Batman: apenas ele em mais um momento onde suas personalidades se encontram, quando a falha de uma custou o amor da outra.

Outros pequenos momentos são planos de Batman observando Gotham. Em Begins, isto acontece logo após a primeira aparição de Batman, após derrotar Falcone. Já em O Cavaleiro das Trevas ocorre antes de Batman descobrir a ameaça contra o prefeito, uma espécie de espera/busca pelo perigo que irá ocorrer, por parte do personagem. No último filme, antes de descer nos esgotos para lutar contra Bane, e se levarmos em conta os fatores que teriam ocorrido anteriormente, é um momento de despedida de Bruce Wayne da carreira de Batman. Todos estes momentos, além de reforçarem a ligação do personagem com a cidade, mostrando que ele é o protetor de Gotham City, e que sempre estará cuidando dela, também têm significados próprios em cada um dos filmes.

Em Begins, por exemplo, é uma forma de mostrar a postura que o personagem está assumindo, ou seja, a de um protetor, a de que a partir dali Batman vai começar a cuidar da cidade. Já em O Cavaleiro das Trevas Ressurge, pode ser considerada como uma despedida, representando o que vem depois, Bruce abandonando Batman. O momento ocorre antes da sua luta com Bane, e logo após ter iniciado uma relação com Miranda, que o convida para fugir, proposta que recusa justamente por saber que a cidade será dominada pelo mal. Também, Bruce recém havia se desentendido com Alfred, e no curto espaço de tempo acabou percebendo que o mordomo estava certo sobre limites e a necessidade da cidade quanto à figura do Batman. Por ser sua última batalha como protetor, nada mais justo Batman observar sua querida cidade pela última vez.

Em mais um momento que se repete pela trilogia, temos Bruce abrindo um armário e se deparando com o traje de Batman. Este momento representa a separação de identidades, a partir dali Bruce Wayne deixa de existir e o Batman nasce. A composição da voz de Batman, algo que recebeu as mais diversas críticas, está interligado com isso. Batman e Bruce são duas identidades diferentes que habitam o mesmo corpo e são diferenciadas através desta característica e de algumas outras. Além disso, a voz serve para dar uma imponência para o personagem. Um exemplo é quando Batman cria o sistema de sonar no terceiro ato de O Cavaleiro das Trevas e Fox conversa com ele sobre como aquilo é irresponsável. Nesta cena Batman fala com sua tão criticada voz, justamente para mostrar que não é Bruce Wayne, para mostrar que a partir do momento em que colocou a máscara (ou retirou?) ele passou a ser outra pessoa com características diferentes.

Outro ponto digno de nota é o fator da utilização das máscaras por todos os personagens, incluindo os coadjuvantes, e por necessitar uma melhor análise, merece um texto em separado. 

Comentar

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.