Segredos de Sangue

imagem de Maza
Enviado por Maza em sex, 06/14/2013 - 15:09

Deixo claro que o texto abaixo são apenas algumas linhas sobre Segredos de Sangue, sem pretensão alguma de ser uma crítica, resenha ou algo do tipo. São ideias lançadas aqui na parte do blog, com pouca ou sem maiores conexões com a história exibida no filme. E sim, o texto abaixo tem lá seus SPOILERS, leia por sua conta e risco.

Em Segredos de Sangue, observamos a história de India, uma garota notadamente perturbada, que no dia de seu 18º aniversário tem sua vida completamente transformada.

A escolha de Mia Wasikowska para interpretar a transtornada India é perfeita, auxiliada pelas imagens que reforçam as palavras iniciais do longa de que todos os seus sentidos são aguçados.

Nicole Kidman parece atuar no piloto automático, não compromete, mas também não chama atenção no longa.

O que realmente me incomodou, em boa parte do filme, foram os excessivos closes em Charles (interpretado por Matthew Goode), a todo o momento reforçando a ideia de ele ser uma pessoa estranha, perigosa e com planos malignos.

Pontos a destacar:

- Algumas rimas visuais antes de uma ou outra morte (ao menos lembro claramente de certo personagem estar assistindo a um documentário que exibia a seguinte narração: a águia negra ronda o inimigo por horas antes de o atacar);

- O confronto por vezes sutil e emblemático entre Charles e India, com destaque para a cena do piano;

- A “liberdade” de India, indicada discretamente no início do longa e que, ao contrário do que acontece com Carrie (de Stephen King), aqui se mostra um momento de descoberta de prazer, da morte de um ser calado e o nascimento de uma nova pessoa.

Embora haja uma trama com violência e vingança, a direção de Park Chan-Wook acaba sendo bem mais leve que em seus famosos filmes coreanos (tais como a ‘Trilogia da Vingança’ e ainda Sede de Sangue). Seu resultado em Hollywood, ainda que não seja decepcionante (e não é), poderia ser melhor.

Comentar

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.