Top 10 filmes que não são para os fracos

imagem de Jana
Enviado por Jana em qua, 06/01/2011 - 14:19

Cinéfilos, primeiramente explico o “não são para os fracos” do título: me refiro a filmes com temas polêmicos/depressivos/desastrosos/chocantes, de carga emocional pesada, em que seus diretores foram corajosos o suficiente para extrair o máximo do roteiro e de seus atores, mostrando toda a crueldade humana e “metendo o dedo na ferida” mesmo, tendo como resultado obras que geralmente não são fáceis de se assistir e deixam suas cicatrizes na gente, o que os faz não se encaixarem em momento algum na categoria “filme esquecível” (o que pode se tornar um outro Top 10, quem sabe, hehehe).

Compartilho aqui com vocês os 10 filmes que mais me marcaram neste sentido. Admiro muito todos eles por serem tudo o que descrevi acima, e por permanecerem frescos na minha memória, não interessando ha quanto tempo os vi.

Como o colega de Fila K Pedro comentou em uma lista que publicou e eu concordo plenamente: listas são cruéis e inexatas! Por isso, posto aqui minha opinião, mas por favor comentem, listem os seus filmes, quem sabe e sugiram à vontade.

Então vamos aos filmes, de 1 a 10, sendo 1 o mais “pesado”.

1. Dançando no Escuro - De 2000, este drama musical é dirigido por Lars Von Trier e traz Bjork no papel principal. Selma, uma imigrante Tcheca nos Estados Unidos trabalha como operária para juntar dinheiro e ajudar seu filho que está ficando cego. Tendo este ponto de partida, imagine tudo que pode dar errado e prepare os lenços. 
2. Túmulo dos Vagalumes - Podem ler a crítica deste aqui no site mesmo. É lindo e triste demais! 
3. Réquiem Para Um Sonho - Esse intenso drama sobre quatro pessoas viciadas em drogas foi dirigido por Darren Aronofski também em 2000. Destaque para as performances maravilhosas de Jennifer Connelly e Jared Leto. Li um comentário na internet que concordei muito, diz que o Aronofski com este filme fez Trainspotting parecer Teletubbies! 
4. Oldboy - admiro o diretor coreano Chan Wook Park desde que vi este filme, em 2005. O visual é fantástico, e na história, é impossível prever o que vai acontecer. 
5. Sobre Meninos e Lobos - tio Clint deveria ter levado o Oscar por este filme em 2004, ao invés de Menina de Ouro. As atuações de Sean Penn, Tim Robbins e Kevin Bacon são o ponto forte aqui neste drama complexo em clima noir. 
6. Os Homens Que Não Amavam As Mulheres - Suspense arrasador, cheio de reviravoltas, baseado na Trilogia do Milênio, escrita pelo sueco Stieg Larsson. Lisbeth Salander é a mais fodona das protagonistas!
7. 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias - Tenso o tempo todo, me perguntei quando o diretor ia dar uma folga pra relaxar, mas não existe tal momento. Filme romeno de 2008. 
8. Cães de Aluguel - ação e suspense, brutal e sangrento que deu fama a Quentin Tarantino. 
9. Dogville - esse drama, também dirigido por Lars Von Trier, é diferente de qualquer um outro. Fascinante e inesquecível. Traz Nicole Kidman e Paul Bettany com ótimas atuações. 
10. Seven - Suspense forte e dramático de David Fincher, com o final que é um soco no estômago.   

Além de listar estes 10 filmes aqui, também preciso mencionar outros dois que certamente estariam nesta liste se eu os tivesse visto, mas faltou coragem para tal; são eles: Preciosa e Irreversível. Amigos cinéfilos e colegas indicaram, ouvi e li comentários, vi os trailers mas ainda não assisti. Acho q todos temos nossos limites.

Comentários

imagem de Gustavo

Enviado por Gustavo (não verificado) em qui, 06/02/2011 - 12:50

Bela lista Jana. Farei a minha e em breve posto como comentário.
Mas uma pergunta, tu já havia assistido ao filme "Túmulo dos Vagalumes"ou tu assistiu ele depois que escrevi sobre?

imagem de Jana

Enviado por Jana em qui, 06/02/2011 - 14:12

Thanks Gustavo!!

Já havia assistido sim, vi o filme há uns 2 ou 3 anos já.

No aguardo pela tua lista, fiquei curiosa!

imagem de Maza

Enviado por Maza em qui, 06/02/2011 - 20:13

Acompanho os votos do Gustavo, Jana sempre surpreendendo...quando poucos imaginam, surge uma crítica, uma lista nova no ar ! Em relação aos outros dois filmes citados, acredito que possa ver Preciosa numa boa, quem sabe dar boas gargalhadas pois perto de alguns dos outros 10 filmes, ele é menos barra pesada por assim dizer...quanto a Irreversível, devo dizer que só vi ele do início ao fim uma vez nos cinemas (umas 20 pessoas na sala, um silêncio absurdo, não se sabe se por toda a platéia ser educada ou pelo choque de uma certa cena...), anos que tenho o dvd mas de fato, não consigo rever...

 

imagem de Ghuyer

Enviado por Ghuyer em sex, 06/03/2011 - 15:02

Da lista, só não vi os dois primeiros citados. Gosto de todos outros, mas não considero Sobre Meninos e Lobos tão "forte" para estar em uma lista de filme indevidos para "fracos". Tenho meus problemas com a estrutura do roteiro.. Mas divago. Se eu fizesse um lista nessa linha, que pretendo (o legal do site é todos fazerem uma lista diferente sobre o mesmo assunto), eu colocaria alguns dos longas aqui presentes.. No momento, preparo uma lista de filmes mindfuck.

imagem de Jana

Enviado por Jana em sex, 06/03/2011 - 19:31

Pois é Ghuyer, qdo fui fazer a lista pensei se colocaria este filme ou não, mas lembro de ter ficado triste por muitos dias pensando nele, ele não tem cenas muito fortes, é verdade, mas a história toda é, resolvi deixar, e tbem pq Sean Penn é rei! hehehe.

No aguardo pela tua lista!!

Tu e o Gustavo só me deixam curiosa!!!

imagem de Ghuyer

Enviado por Ghuyer em sex, 06/03/2011 - 21:55

Fugindo do assunto, mas preciso comentar. "Ainda Sobre Meninos e Lobos" seria o título perfeito para uma continuação do filme!

imagem de Ghuyer

Enviado por Ghuyer em qui, 06/16/2011 - 04:31

Talvez eu devesse esperar um pouco, e fazer uma lista melhor pensada e estruturada, mas estou no êxtase da madrugada, e quero publicar uma lista de filmes tensos. Aí vai, em ordem de 'tensidão' (menor o número, maior a 'tensidão'):

 

  1. Irreversível (2002)
  2. Anticristo (2009)
  3. O Exorcista (1973)
  4. Oldboy (2003)
  5. Réquiem para um Sonho (2000)
  6. Mulher das Dunas (1964)
  7. Apocalypce Now (1979)
  8. Calígula (1979)
  9. Camisa de Força (2003)
  10. Apocalypto (2006)

Meu critério de escolha não foi muito preciso. Mas tentarei explicar. Botei Irreversível no topo da lista não só pela famosa cena do estupro, mas pelo filme como um todo. Particularmente acho a cena com o extintor de incêncio ainda mais horrível que o estupro. Anticristo vem em seguida também não exatamente pelos motivos óbvios, aquelas cenas de tortura. Claro que a mutilação genital foi um forte motivo, mas para mim o filme tem toda uma carga dramática que vai além disso. É uma aura densa que nos envolve, impossível resistir. Clássico, O Exorcista ainda assusta muita gente, e tem cenas muito mais cruas que a maioria dos filmes de terror atuais. Oldboy, além de apresentar uma história absurdamente trágica, ainda faz isso de modo surpreendente, jogando a reviravolta final como um senhor soco no estômago do espectador. Não um choque visual; é emocional e psicológico, pior ainda. Em seguida, o único filme listado pela Jana que eu me vi compelido a repetir além de Oldboy, Réquiem Para um Sonho é o filme definitivo sobre drogas e o vício e a destruição que elas causam. De fato, bota Trainspotting no chinelo.

Mulher das Dunas é provavelmente o mais desconhecido dos longas da lista, mas chegou a ser indicado tanto ao Oscar de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa (Japão), como em Melhor Diretor. Esse é um filme bastante arrastado e assolador, rodado em praticamente um cenário, e totalmente envolto em areia. É uma experiência de agonia e angústia. Já Apocalypce Now, também angústiante, porém de forma diferente,  pois leva o espectador em uma jornada interminável cujo cenário é ao mesmo tempo constante e nunca o mesmo, é um filme que explora os extremos da sanidade humana em meio à uma missão de guerra. Calígula, por sua vez, embora seja mal visto por muitos, é um filme que rompeu barreiras ao retratar o império romano como uma grande orgia (literal e figurativa) de poder e loucura.

Decidi colocar Camisa de Força em 9º pois é um filme muito subestimado, e que conta com uma baita interpretação de Adrien Brody, cujo personagem se encontra em situação impossível. Sendo um estudo sobre a insanidade humana, o longa contesta os conceitos de moralidade ao apresentar um tratamento médico que consiste em trancar o paciente supostamente insano em uma gaveta mortuária. O drama do personagem de Brody ao ser colocado ali é tocante, e o modo como sua mente encontra de salvar a si mesma é fascinante. Por fim, Apocalypto fecha a lista por apresentar de forma mais crua possível a relação das civilizações pré-colombianas logo antes de sua quase completa extinção.

Claro que há outros filmes merecedores de entrar em uma lista de filmes contra-indicados para fracos, muitos deles eu nem vi, mas considerando aqueles até onde se estende meu conhecimento, creio ter concebido uma lista interessante.

Para finalizar, uma mensão honrosa para o filme Saló ou 120 de Sodoma (Salò o le 120 giornate di Sodoma, 1975), cuja uma das cenas eu por acaso vi ao zapiar de canal na TV. Única vez que um filme me deu ânsia de vômito.

imagem de Ghuyer

Enviado por Ghuyer em sab, 07/30/2011 - 01:00

Vou adicionar A Serbian Film em terceiro lugar, debancando O Exorcísta para quarto, e excluindo Apocalypto da lista.

Comentar

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.