Oscar 2001-2011

imagem de Ghuyer
Enviado por Ghuyer em sex, 02/03/2012 - 00:10

O título do post merecia um texto completo e recheado de análises sobre a premiação mais influente do cinema? Talvez, mas vamos começar apenas com minha lista dos vencedores do Oscar de melhor filme da última década em ordem de preferência:

  1. Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
  2. Uma Mente Brilhante (2001)
  3. Os Infiltrados (2007)
  4. Crash: No Limite (2006)
  5. Gladiador (2000)
  6. Onde os Fracos Não Têm Vez (2008)
  7. Chicago (2002)
  8. Menina de Ouro (2005)
  9. Guerra ao Terror (2010)
  10. Quem Quer Ser um Milionário (2009)

E eu ainda não vi O Discurso do Rei - por isso inclui Gladiador na lista.

Continuando com a brincadeira, vamos conversar brevemente sobre cada ano da premiação, e tentar chegar a uma conclusão no final - lembrando que as observações a seguir são essencialmente pessoais:

2001

Vencedor: Gladiador (12 indicações, e 5 vitórias). Demais indicados: Chocolate (5 indicações), Eric Brockovich: Uma Mulher de Talento (5 indicações, 1 vitória), O Tigre e o Dragão (10 indicações, 4 vitórias), Traffic: Ninguém Sai Limpo (5 indicações, 4 vitórias).

Meu preferido: Traffic. Não vi: Eric Brockovich. Não entendo como foi indicado: Chocolate. Mistério: Hans Zimmer (Gladiador) perdeu o Oscar de melhor tilha sonora para Tan Dun (O Tigre e o Dragão).

Curiosidade: tanto Erin Brockovich quanto Traffic foram dirigidos por Steven Soderbergh, que ganhou o Oscar de melhor diretor por esse último, competindo contra si mesmo pelo outro.

2002

Vencedor: Uma Mente Brilhante (8 indicações, 4 vitórias). Demais indicados: Assassinato em Gosford Park (7 indicações, 1 vitória), Entre Quatro Paredes (5 indicações), Moulin Rouge: Amor em Vermelho (8 indicações, 2 vitórias), Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (13 indicações, 4 vitórias).

Meu preferido: Uma Mente Brilhante. Não vi: Entre Quatro Paredes e Moulin Rouge. Merecia indicação: Amnésia e Cidade dos Sonhos. Mistério: Falcão Negro em Perigo ganhou o Oscar de montagem em cima de Amnésia.

Curiosidade: apenas três dos cinco filmes indicados a melhor filme também foram indicados a melhor direção: Assassinato em Gosford Park, Uma Mente Brilhante, Senhor dos Anéis.

2003

Vencedor: Chicago (13 indicações, 6 vitórias). Demais indicados: Gangues de Nova York (10 indicações), As Horas (9 indicações, 1 vitória), O Pianista (7 indicações, 3 vitórias), Senhor dos Anéis: As Duas Torres (6 indicações, 2 vitórias).

Meu preferido: O Pianista. Não vi: As Horas. Não entendo como foi indicado: Gangs de Nova York. Mistério: Chicago ganhou melhor filme no lugar de O Pianista.

Curiosidade: a Miramax promove uma nojenta campanha difamatória contra Roman Polanski e escancara de uma vez por todas que é capaz de qualquer coisa para ter seus filmes vitoriosos no Oscar.Foi assim que O Pianista ganhou melhor diretor, roteiro, ator, mas perdeu melhor filme.

2004

Vencedor: Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (11 indicações, venceu todas). Demais indicados: Encontros e Desencontros (4 indicações, 1 vitória), Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo (10 indicações, 2 vitórias), Seabiscuit: Alma de Herói (7 indicações), Sobre Meninos e Lobos (6 indicações, 2 vitórias).

Meu preferido: O Retorno do Rei. Não vi: Encontros e Desencontros e Seabiscuit. Merecia indicação: Cidade de Deus, Spirit: O Corcel Indomável e O Último Samurai. Mistério: O Retorno do Rei não foi indicado a melhor mixagem de som, nem fotografia. Piratas do Caribe e Spirit não foram indicados a melhor trilha sonora - e esse último nem a melhor canção.

Curiosidade: o brasileiro Cidade de Deus é indicado a 4 categorias, incluindo melhor direção, e O Retorno do Rei se torna o terceiro filme na história do Oscar a conquistar 11 estatuetas, recorde compartilhado por Ben-Hur (1959) e Titanic (1997), e o primeiro desses a sair invicto da premiação, vencendo em todas as categorias em que fora indicado.

2005

Vencedor: Menina de Ouro (7 indicações, 4 vitórias). Demais indicados: O Aviador (11 indicações, 5 vitórias), Em Busca da Terra do Nunca (7 indicações, 1 vitória), Ray (6 indicações, 2 vitórias), Sideways: Entre Umas e Outras (5 indicações, 1 vitória).

Meu preferido: Em Busca da Terra do Nunca. Não vi: O Aviador e Ray. Mistério: Marc Forster não indicado a melhor diretor por Em Busca da Terra do Nunca. Os Incríveis não foi indicado a melhor trilha sonora.

Curiosidade: Jamie Foxx, que venceu o Oscar de melhor ator por Ray, também foi indicado como melhor coadjuvante por Colateral (onde na verdade também era o protagonista). Obs descartável: foi o primeiro ano do Oscar que eu acompanhei de perto, tentando prever os vencedores.

2006

Vencedor: Crash: No Limite (6 indicações, 3 vitórias). Demais indicados: Boa Noite e Boa Sorte (6 indicações), Capote (5 indicações, 1 vitória), Munique (5 indicações), O Segredo de Brokeback Mountain (8 indicações, 3 vitórias).

Meu preferido: Munique. Não vi: Boa Noite e Boa Sorte e Brokeback Mountain. Não entendo como foi indicado: Capote. Merecia indicação: O Jardineiro Fiel, Match Point: Ponto Final, Orgulho e Preconceito, Syriana: A Indústria do PetróleoZodíaco. Mistério: John Williams não ganhou o Oscar de melhor trilha sonora por Memórias de uma Gueixa, seu melhor trabalho em muitos anos, e Batman Begins não foi indicado nessa categoria.

Curiosidade: Crash venceu melhor filme e fez cair o queixo de todo mundo! E foi um dos anos com maior divisão de estatuetas. Crash, Brokeback Mountain e Memórias de uma Gueixa foram o grandes vencedores da noite, cada um com apenas 3 vitórias.

2007

Vencedor: Os Infiltrados (5 indicações, 4 vitórias). Demais indicados: Babel (7 indicações, 1 vitória), Cartas de Iwo Jima (4 indicações, 1 vitória), A Pequena Miss Sunshine (4 indicações, 2 vitórias), A Rainha (6 indicações, 1 vitória).

Meu preferido: Os Infiltrados. Não vi: A Pequena Miss Sunshine. Merecia indicação: Diamante de Sangue, O Grande Truque, O Labirinto do Fauno e Vôo United 93. Mistério: O Labirinto do Fauno não ganhou melhor filme em língua não-inglesa. Babel ganhou trilha sonora como prêmio de consolação sendo que todos os outros concorrentes eram melhores.

Curiosidade: Martin Scorsese finalmente ganha seu primeiro Oscar depois de duas décadas de indicações e nenhuma vitória.

2008

Vencedor: Onde os Fracos Não Têm Vez (8 indicações, 4 vitórias). Demais indicados: Conduta de Risco (7 indicações, 1 vitória), Desejo e Reparação (7 indicações, 1 vitória), Juno (4 indicações, 1 vitória), Sangue Negro (8 indicações, 2 vitórias).

Meu preferido: Desejo e Reparação. Não entendo como foi indicado: Juno. Merecia indicação: O Escafandro e a Borboleta, Ratatouille, Senhores do Crime, O Ultimato Bourne. Mistério: Joe Wright não foi indicado a melhor diretor por Desejo e Reparação.

Curiosidade: O Oscar decide premiar um filme que não tem cara de Oscar. Onde os Fracos Não Têm Vez era o favorito disparado, mas mesmo assim sua vitória foi de certa forma surpreendente. E os Irmãos Coen fizeram História ao marcarem a segunda vitória de uma dupla na categoria de direção - a primeira foi em 1962, com Robert Wise e Jerome Wise dividindo o prêmio por Amor, Sublime Amor.

2009

Vencedor: Quem Quer Ser um Milionário (10 indicações, 8 vitórias). Demais indicados: O Curioso Caso de Benjamin Button (13 indicações, 3 vitórias), Frost/Nixon (5 indicações),O Leitor (5 indicações, 1 vitória), Milk: A Voz da Igualdade (8 indicações, 2 vitórias).

Meu favorito: Milk. Não entendo como foi indicado: O Leitor e Quem Quer Ser um Milionário. Merecia indicação: Batman: O Cavaleiro das Trevas, Dúvida, O Lutador, Na Mira do Chefe, Wall-E. Mistério: Stephen Daldry consegue sua terceira indicação ao Oscar tendo dirigido exatamente três filmes. Quem Quer Ser um Milionário ganha 8 estatuetas.

Curiosidade: a omissão de O Cavaleiro das Trevas entre os indicados a melhor filme causou tanta revolta que a Academia se viu na obrigação de alterar as regras para essa categoria no ano seguinte, aumentando o número de indicados para 10.

2010

Vencedor: Guerra ao Terror (9 indicações, 6 vitórias). Demais indicados: Amor Sem Escalas (6 indicações), Avatar (9 indicações, 3 vitórias), Bastardos Inglórios (8 indicações, 1 vitória), Distrito 9 (4 indicações), Educação (3 indicações), Um Homem Sério (2 indicações), Preciosa (6 indicações, 2 vitórias), Um Sonho Possível (2 indicações, 1 vitória), Up: Altas Aventuras (5 indicações, 2 vitórias).

Meu favorito: Avatar. Não vi: Um Homem Sério, Preciosa, Um Sonho Possível. Não entendo como foi indicado: Bastardos Inglórios, Educação, Up: Altas Aventuras. Merecia indicação: Coraline e o Mundo Secreto, A Fita Branca, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Inimigos Públicos, Intrigas de Estado, Operação Valquíria. Mistério: Sandra Bullock ganha melhor atriz.

Curiosidade: a Academia não indicava 10 títulos ao prêmio de melhor filme desde que Casablanca ganhou, em 1943. Guerra ao Terror havia sido lançado diretamente em DVD no Brasil. Com as indicações ao Oscar, chegaram cópias tardias do filme para serem exibidas nos cinemas do país, em uma comprovação absoluta da completa falta de profissionalismo das distribuidoras brasileiras. Avatar marcou a volta de James Cameron à direção de um longa-metragem depois de 12 anos – Cameron não tinha dirigido nenhum filme desde de Titanic.

2011

Vencedor: O Discurso do Rei (12 indicações, 4 vitórias). Demais indicados: 127 Horas (6 indicações), Bravura Indômita (10 indicações), Cisne Negro (5 indicações, 1 vitória), Inverno da Alma (4 indicações), Minhas Mães e Meu Pai (4 indicações), A Origem (8 indicações, 4 vitórias), A Rede Social (8 indicações, 3 vitórias), Toy Story 3 (5 indicações, 2 vitórias), O Vencedor (7 indicações, 2 vitórias).

Meu favorito: A Origem. Não vi: 127 Horas, O Discurso do Rei, Minhas Mães e Meu Pai. Não entendo como foi indicado: Bravura Indômita, Inverno da Alma. Merecia indicação: Como Treinar Seu Dragão, O Escritor FantasmaIlha do Medo, Incontrolável. Mistério: O Discurso do Rei passa por cima de A Rede Social. A Origem não é indicado em melhor direção nem montagem. O Escritor Fantasma, Ilha do MedoScott Pilgrim Contra o Mundo e Zona Verde são totalmente ignorados. Onde Vivem os Monstros não é indicado a trilha sonora nem canção.

Curiosidade: O Discurso do Rei vence melhor filme sobre A Rede Social em uma das reviravoltas mais inesperadas e injustas da História do Oscar. E a não-indicação a Christopher Nolan como melhor diretor por A Origem deixa evidente o revoltante desgosto da Academia para com esse gênio.

O que podemos notar de interessante nas últimas edições do Oscar é que desde a vitória de Os Infiltrados, em 2007, em todos os anos seguintes o melhor filme também venceu melhor direção e melhor roteiro, indo contra o que vinha acontecendo no início da década. Com a exceção marcante de O Retorno do Rei, que é uma exceção em todos os aspectos possíveis, os prêmios de melhor filme e melhor direção se dividiam com certa facilidade (Gladiador x Traffic; Chicago x O Pianista; Crash x Brokeback Mountain), e possibilidade de sair um levando o trio filme-direção-roteiro era relativamente remota. Até 2007, quando certa harmonia pareceu penetrar nos votantes da Academia. O favoritismo exacerbado para cima de um filme só tomou conta da situação. A corrida do Oscar se tornava previsível demais. No entanto, em 2011 chegou O Discurso do Rei e bagunçou tudo. Nunca na História um favorito tão absoluto quanto A Rede Social foi desbancado de última hora por outro filme. A Rede Social tinha ganhado absolutamente todos os prêmios da crítica e, do nada, O Discurso do Rei venceu o PGA, depois do DGA, e por fim o WGA, confinando a vitória de A Rede Social ao passado de um futuro que nunca iria chegar. Foi uma reviravolta absurda. E isso quebrou toda a estabilidade da corrida do Oscar (que consiste em todas as premiações de cinema pré-Oscar, que servem de termômetro para os favoritos ao prêmio da Academia se destacarem).

Por essa razão ou não, a Academia mudou novamente as regras para a categoria de melhor filme, abrindo a possibilidade para um número entre 5 e 10 indicados. Por um lado foi interessante. Até poucos dias, não havia um favorito para o Oscar 2012. Agora tem: O Artista – e ainda assim, não há consenso. Em todo caso, a edição deste ano dificilmente irá construir um novo padrão de vencedores. É um ano de transição. Precisamos ainda esperar pelo Oscar 2013 para se ter uma ideia mais clara se a corrida ficará mais disputada ou não. Por enquanto, basta esperar e especular.

Comentários

imagem de Gugaleso

Enviado por Gugaleso em sex, 02/03/2012 - 09:42

MEUS DEUSES!

Quase tive uma sincope lendo alguns dos filmes que tu não sabe como foi indicado, além dos filmes que tu não assistiu.

Depois eu comento melhor, mas como assim não compreende como Bravura Indomita foi indicado, eu não compreendo como não GANHOU.

imagem de Ghuyer

Enviado por Ghuyer em sex, 02/03/2012 - 12:20

Deveríamos criar uma tag "mamilos" para colocar nos posts polêmicos, hahauhaa

Enfim, eu realmente não acho Bravura Indômita um filme memorável. Justamente por ser dos Irmãos Coen, pensei que seria uma subversão do western. O filme começou, e não demorou muito para eu entender que eles seguiram a fórmula tradicional propositalmente. Aceitei isso numa boa, e continuei assistindo bem empolgado, já que, até então, a história estava bem interessante. Então chega o terceiro ato do filme trazendo a senhora decepção a reboque. Spoiler: a guria vai pegar água e -TCHARAM- encontra o vilão super por acaso! Depois, o dito vilão não passava de um boçal, capanga de outro cara. Daí ela cai no buraco, e o filme vai junto. O lance das cobras ali foi totalmente dispensável, na minha opinião. Apesar de tenso e do filme já ter preparado o terreno para tal, evitando que a cena aparecesse forçada, não funcionou para mim.

E Inverno da Alma, que eu sei que tu também adora, Gustavo, é um filme que eu considero bem superior a Bravura Indômita, mas ainda assim não tão bom quanto outros daquele ano que para mim mereciam mais a indicação.

imagem de Jana

Enviado por Jana em sex, 02/03/2012 - 11:10

... concordo com o Gustavo!

Aliás, acho q este texto do Guilherme vai servir pra discussão no próximo encontro do grupo, hein!!

imagem de Maza

Enviado por Maza em sex, 02/03/2012 - 11:56

2001: apesar da vitória de Gladiador, foi um ano interessante, visto as conquistas de Traffic e O tigre e o dragão, a meu ver muito superiores ao filme de Scott.

2002: começou a bobagem. Uma mente brilhante é superestimado, para mim um bom filme mas só, sem comparações em relação Moulin Rouge e A Sociedade do Anel. Entre quatro paredes entendo como ótimo filme também mas esse já foi surpresa entrar na lista. E tenho profundo respeito e admiração por diversos filmes de Altman mas Gosford Park eu não consegui 'engolir', quem sabe precise rever para ver se era eu que estava de má vontade no cinema...

2003: já que não premiaram Moulin Rouge no ano anterior, vamos de Chicago nesse. Entre os candidatos, gosto muito de As horas e o pianista. As duas torres tem seu valor mas para sim é o mais inferior da trilogia da anel (na versão de cinema, na versão estendida para mim as duas torres é a melhor).

2004: Retorno do Rei consagrado, viva, viva! Cidade de Deus perdeu sua chance quando aqui no Brasil resolveram indicar outro filme para a categoria de filme estrangeiro (acho até que foi Deus é brasileiro, filme que lancei na época 1/5 com alguma facilidade). 

2005: reta final fantástica da festa do Oscar, já estava chateado, aborrecido com O aviador quando entre Menina de Ouro e leva melhor diretor e filme. Sideways, que ótimo filme!

2006: Crash realmente não é superior ao 'segredo...' mas pesou o conservadorismo da Academia. Capote é ótimo!

2007: Scorsese, já estava na hora de levar como melhor filme e diretor, embora seja um filme de qualidade inferior a obras da década de 70, 80 e 90 (vide Taxi Drive, Touro Indomável, Cabo do Medo, para citar alguns).

2008: talvez um dos melhores anos dos últimos tempos. Tinha torcida era toda Sangue Negro mas perder para os Irmãos Coen é plenamente aceitável, compreensível e quem sabe até justificável.

2009: porra...quem quer ser um milionário? E o lutador? ok, e Dúvida? Cavaleiro das trevas então...pro inferno!

2010: Bastardos Inglórios é espetacular, chuta bunda de Avatar, de loco na guerra e tudo mais!

2011: David Fincher esnobado pela Academia, um gago no topo, a origem de fora de melhor diretor e montagem, Cisne Negro apenas com melhor atriz...votantes precisam chupar prego até ficar parafuso (ou vice-versa, nem sei qual é o correto)...porra!

imagem de Ghuyer

Enviado por Ghuyer em sex, 02/03/2012 - 12:25

Ah sim, eu adoro Bastardos Inglórios. Não tanto quanto todo mundo, mas ainda assim adoro. Incluí ele na lista dos 'não entendo como foi indicado' mais pelo fato do filme, ao meu ver, passar longe do gosto da Academia, do que por não achar que merecia a indicação.

imagem de Maza

Enviado por Maza em sex, 02/03/2012 - 12:14

indicar meus preferidos:

 

  1. Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
  2. Onde os Fracos Não tem vez  (2008)
  3. Menina de Ouro (2005)
  4. Os Infiltrados (2007)
  5. Chicago (2002)
  6. Crash: No Limite (2006) 
  7. Guerra ao Terror (2010)
  8. Uma mente brilhante  (2001)
  9. Quem quer ser um milionário (2009)
  10. Discurso do Rei (2011)
imagem de Ghuyer

Enviado por Ghuyer em sex, 02/03/2012 - 13:28

Ah.. tua lista não ficou tão diferente da minha. Invertendo Menina de Ouro e Uma Mente Brilhante, fica quase a mesma coisa, heheheh.

imagem de Márcio Daniel

Enviado por Márcio Daniel (não verificado) em sex, 02/03/2012 - 13:35

Só uma correção, Batman Begins é de 2005. Não tinha como concorrer ao Oscar de 2004. E vendo essa sua compilação, fica claro como o Oscar de 2009 foi sem noção.

imagem de Giordano

Enviado por Giordano em sex, 02/03/2012 - 21:47

2001

Gladiador, apesar da super reconstituição de época, acho um filme muito nhé. Erin Brockovich não dá. O Tigre e o Dragão e Quase Famosos eram os melhores do ano. 
Mas acho "Chocolate" ótimo, so sorry. 
Outros muito bons... Billy Elliot, Alta Fidelidade, A Praia (eu curto),Requiem para um Sonho, Quills, O Grinch
Oscar de roteiro para Quase Famosos e todos que O Tigre e o Dragão  levou foram muito legais, sem falar em Bob Dylan ganhando o oscar pelo Wonder Boys.
 
2002
Esse ano era Moulin Rouge! Sem dúvida!
Mas se não, que fosse pra Sociedade do Anel, Os Outros ou Cidade dos Sonhos.
Ron Howard? Halle Berry? Please.
Amnesia perder montagem p/ Falcão Negro?
Monstros SA perder pra Shrek?
Uma Mente Brilhante ganhar roteiro?
Outros ótimos: Amelie Poulain, Tenembaums, Amnesia, Harry Potter, Inteligencia Artificial (que merecia alguns premios tecnicos, apesar do final horrivel), Harry Potter, Viagem de Chihiro, Donnie Darko, A Natureza Quase Humana, Onze Homens e um Segredo e Vanilla Sky. 
 
2003
Prenda-me se for Capaz só teve uma indicação. Absurdo.
Mas curto bastante As Horas, Chicago, Gangues, Longe do Paraiso, Adaptação, Homem Aranha, Duas Torres, Minority...
Eminem com um oscar! That's right. Lose yourself.
E o melhor do ano? A viagem de Chihiro.
 
2004
Oscar inevitável... não tinha como NÃO ir quase tudo para SDA. 
Mas... Peixe Grande tinha que ter sido indicado a tudo que concorresse.
E olha que tinha filmes ótimos... Encontros e Desencontros, Mestre dos Mares, Ultimo Samurai, Encantadora de Baleias, Cidade de Deus...
Renee Zelwegger tem um oscar? Irc...
 
2005
Um dos anos que eu mais implico, pq foi um ótimo ano e acho Million Dollar Baby ok. Nada Mais. E Ray é ruim.
Leonardo DiCaprio perdendo oscar é PIADA.
O Aviador, Em Busca da Terra do Nunca, Colateral, A Vila, Closer, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban... tanto filme foda.
E o melhor de todos...Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.
 
2006
O ano mais fraco da década, de longe.
Munique é ótimo. Brokeback é ótimo. Crash era só bom. Capote era bom, Boa Noite Boa Sorte era bom. 
Johnny e June, King Kong, Orgulho e Preconceito, Marcas da Violencia, Guerra dos Mundos...
Mas... nada me empolga para torcer...
E Star Wars episodio III podia ter umas lembrancinhas por ser o ultimo, mas realmente, não merecia.
Minha única torcida foi para a "Noiva Cadáver" que perdeu para a droga do Wallace & Gromit, que eu simplesmente NÃO ENTENDO o que as pessoas veem naquilo. O Castelo Animado era melhor que o desenho da aardman também.
 
2007
O melhor venceu. Junto com o de Senhor dos Aneis, foi o unico justo da década.Coisa rara. Os Infiltrados mereceu, sem duvida.
Leonardo DiCaprio perdeu... de novo.
Labirinto do Fauno, O Grande Truque, Filhos da Esperança... tres filmes fodas.
Apocalypto e os filmes de guerra do Clint tambem foram legais.
Absurdo "A Bussola de Ouro" ter vencido Efeitos Visuais em cima dos efeitos fodões do primeiro Transformers!
 
2008
Melhor briga de oscar da década. Onde os Fracos não tem Vez X Sangue Negro.
Prefiro o segundo, mas foi uma boa briga e foi legal ver os Coen ganhando.
Queria ver Sweeney Todd, Senhores do Crime e Não Estou Lá com mais indicações.
E queria Cate Blanchett com aquele oscar. Por favor, adoro a Tilda, mas a Cate fez o Bob Fucking Dylan!
E começa o monopolio pixar com o foda Ratatouille.
E foi bacana ver Bourne com 3 oscars.
 
2009
Melhor host que vi na vida... Hugh Jackman dançando e cantando. Foda.
Sobre os filmes... ano besta.
Nenhum dos melhores filmes do ano foi indicado a melhor filme (Batman, Wall-E, O Lutador, Sinédoque Nova York e Revolutionary Road).
Mas entre os indicados, acho Slumdog Millionaire o melhor.
Queria Mickey Rourke com oscar no lugar do Sean Penn.
 
2010
ARGH!
Vitória de um telefilme no oscar #1
The Hurt Locker... nada de mais esse filme.
Avatar, Bastardos Inglorios, Brilho de uma Paixão, Distrito 9, A Single Man, (500) Dias com Ela, Star Trek... são ótimos.
"Preciosa"... aff. Filme besta, e ganhou roteiro!
E era o ano do Colin Firth, e o Jeff Bridges ganhou.
E o mais legal foi a categoria de animação... 5 filmez EXCELENTES disputando.
 
2011
ARGH!
Vitória de um telefilme no oscar #2
Discurso do Rei... nada de mais nesse filme.
Não era nem pra ta indicado... nem esse nem Minhas Mães e Meu Pai
E foi um ano sensacional.
A REDE SOCIAL era o favorito absoluto pra mim.
Mas tinha muito filme bom... Cisne Negro, Inception, 127 Horas, Bravura Indomita, Toy Story 3, A Ilha do Medo, Scott Pilgrim, Harry Potter e as Reliquias da Morte parte 1, O Vencedor...
Daft Punk fora do oscar pela trilha de TRON: O LEGADO. Bobagem tambem.
E "Alice" só merecia figurino. E olhe lá.
 
imagem de Ghuyer

Enviado por Ghuyer em sab, 02/04/2012 - 00:46

Na categoria 'merecia indicação', tu lembrou de filmes que eu tinha esquecido de mencionar, em ordem de ano: Réquiem por um Sonho, Amélie Poulain, Ocean's 11, Prenda-me se For CapazMinority Report, Colateral, Filhos da Esperança, King Kong. Alguns que tu mencionou eu não vi ainda.

Mas... O Grinch é tão bom assim? É bacaninha, quando muito.

Chocolate ótimo? É tão... nhé.

Uma Mente Brilhante tem um roteiro sensacional, mas o Akiva Goldsman tinha a obrigação de agradecer a Jim Uhls e David Fincher quando subiu ao palco para receber seu Oscar.

Encantadora de Baleias eu acho insuportável.

2006 é o ano mais fraco? Para mim, é 2009 que ganha esse posto, disparado.

Wallace e Gromit vencendo foi bizarro.

A Bússola de Ouro vencendo efeitos visuais sobre Transformers também foi bizarro.

O Ultimato Bourne com 3 estatuetas foi bem legal, fato. Segundo maior vencedor da noite, hehehhe.

Guerra ao Terror é telefilme, verdade.

Daft Punk esnobado é absurdo, mais uma verdade.

imagem de Giordano

Enviado por Giordano em sex, 02/03/2012 - 22:03

 

- a trilha do Tan Dun é linda. A de Gladiador é nhé. 

- a não-indicação de Retorno do Rei a fotografia não é nada estranho. Tirando Seabiscuit, todos os indicados eram superiores à foto de SDA, que ta longe de ser um destaque do filme. 
 
- Marc Forster não tinha "pedigree" pra ter indicação. Misterio é indicar o diretor de Preciosa, por exemplo. 
 
- A Vida dos Outros é sensacional... Prefiro "Fauno", mas não é misterio perder.
 
- Dado o momento político e tal, não é misterio a vitoria de Slumdog, que continuo afirmando ser um excelente filme, embora longe de ser o melhor do ano.
 
E meu deus, misterio é a tua paixão pelo Hans Zimmer. Haha.
imagem de Ghuyer

Enviado por Ghuyer em sab, 02/04/2012 - 00:59

Comentei no outro comentário sobre alguns dos mistérios que eu havia esquecido - tipo a não-indicação a Daft Punk pela trilha de Tron.

A trilha de Tan Dun realmente é linda, mas ainda considero o trabalho de Hans Zimmer para Gladiador imbatível.

O fato é que O Retorno do Rei foi tão aclamado, que uma indicação a fotografia era esperada ainda que fosse somente para contar como 'mais uma indicação ao filme' - ainda mais lembrando que Andrew Lesnie ganhou por A Sociedade do Anel.

Marc Forster não tinha pedigree mesmo. Mas aqui o 'mistério' que eu digo é menos referente a uma escolha que o Oscar normalmente tomaria, e mais como 'se eu fosse o Oscar, eu indicaria'. E além do mais, Em Busca da Terra do Nunca é tão cara de Oscar, que uma indicação a diretor parecia evidente.

A Vida dos Outros realmente é muito bom, mas com O Labirinto do Fauno tendo sido indicado a nada menos que SEIS OSCARS, pensei que sua vitória como melhor filme estrangeiro era óbvia.

Ainda não entendi teu argumento sobre o momento político dos EUA ter resultado na vitória de Quem Que Ser um Milionário. E independente disso, eu realmente não entendo como esse filme foi indicado a DEZ prêmios, nem como levou OITO pra casa. Tipo, eu sei que tu adora o filme e tal, mas... tu precisa entender eu não consigo entender como um filme desses ganhou tanta coisa. É um legítimo mistério para mim. Seja momento político vantajoso ou não, Quem Quer Ser um Milionário ganhando Oscar de melhor filme será para sempre um dos grandes mistérios da vida.

E Hans Zimmer é o melhor compositor do planeta. Foi ele que me trouxe para o mundo do cinema - junto com Tom Cruise e Spielberg.

imagem de Giordano

Enviado por Giordano em sex, 02/03/2012 - 22:09

 

filmes 5 estrelas.
 
1 - O Retorno do Rei
2 - Os Infiltrados
3 - Onde os Fracos não tem vez
4 - Quem quer ser um Milionário
5 - Chicago
 
filmes 4 estrelas
 
6 - Crash no Limite
 
filmes 3 estrelas
 
7 - Menina de Ouro
8- Uma Mente Brilhante
9 - Guerra ao Terror
10 - Discurso do Rei
 
filmes 2 estrelas
 
11 - Gladiador
imagem de Andrey

Enviado por Andrey (não verificado) em sab, 02/04/2012 - 01:20

Meus preferidos:

1º Onde os Fracos Não tem vez (2008)
2º Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
3º Crash: No Limite (2006)
4º Os Infiltrados (2007)
5º Uma mente brilhante (2001)
6º Discurso do Rei (2011)
7º Guerra ao Terror (2010)
8º Chicago (2002)
9º Menina de Ouro (2005)

E só.

Me recuso a colocar na lista algo tão medíocre como Quem quer ser um milionário.

imagem de Andrey

Enviado por Andrey (não verificado) em sab, 02/04/2012 - 01:29

Para um Oscar Perfeito (em Ordem de ano):

1.Gladiador (2001)
2.Moulin Rouge (2002)
3.O Pianista (2003)
4.Senhor dos Anéis: o Retorno do Rei (2004)
5.Sideways (2005)
6.Boa Noite e Boa Sorte, Brokeback Mountain e Munique no maior empate da história (2006)
7.Os Infiltrados (2007)
8.Onde os Fracos Não Tem Vez (2008)
9.Cancelaria o prêmio por falta de opções (2009)
10.Bastardos Inglórios (2010)
11.Cisne Negro (2011)

imagem de Mateus Selle Denardin

Enviado por Mateus Selle De... (não verificado) em sab, 02/04/2012 - 01:57

Muita coisa, muita coisa. Mas algumas:

:: O TIGRE E O DRAGÃO é um dos filmes mais extraordinários que já vi -- e não só eu acho: na época, era comum ler e ouvir que era uma das experiência mais arrebatadoras do Cinema. E ainda é. Uma obra-prima. Tan Dun mereceu muito levar o prêmio; mistério foi o filme não ser indicado ao Oscar de Efeitos Visuais. Gosto de Gladiador, mas naquele ano o DGA tinha ido para Ang Lee, seu filme era o histórico entre todos ali, e merecia levar tudo.

:: Santaolalla venceu duas vezes seguidas o Oscar de Trilha Original, e com certeza defendo seus prêmios. O trabalho de Williams em GUEIXA é lindo, sim. Mas o que Santaolalla faz em BROKEBACK MOUNTAIN é de uma sutileza e inteligência ímpares. Aliás, não há algo que o compositor argentino faça que não seja menos que excelente -- só ouvir, por exemplo, seu álbum RONROCO. E, né, por favor, amo CRASH, mas levou o prêmio que era seguro até o último segundo ser de BROKEBACK MOUNTAIN, meu filme favorito.

:: Antes de os irmãos Coen dividirem um prêmio de direção, isso já havia acontecido com Robert Wise e Jerome Robbins por AMOR, SUBLIME AMOR, lá em 1962. Ou seja, nada de "fazer história". :P

:: Toda minha torcida em 2010 era para GUERRA AO TERROR, e aquele ano foi um dos poucos em que saí feliz com a divisão de prêmios -- exceto um absurdo de roteiro adaptado indo para PRECIOSA, em vez do [rsrs] precioso texto de AMOR SEM ESCALAS. A cerimônia não conseguiu ser tão absurdamente constrangedora quanto a do ano de MILIONÁRIO (os produtores deveriam ter se escondido em alguma montanha perto de algum deserto depois de tamanho fiasco; um show inadmissível), mas, como todas as mais recentes, foi péssima e desorganizada.

Mas falar de Oscar, essa premiação que é importante sem merecer ser, dá muito assunto. O próximo premia um dos anos menos expressivos dos últimos tempos, em que apenas uma meia dúzia de filmes conseguiu chamar maior atenção, e mesmo assim não formaram uma aparente unanimidade para as premiações. Não sei se é desapontador ou interessante. Ou ambos.

imagem de Ghuyer

Enviado por Ghuyer em sab, 02/04/2012 - 02:14

Então preciso rever O Tigre e o Dragão de uma vez por todas! Lembro de ter visto assim que foi lançado em DVD. Na epoca eu ainda não era ligado tanto em cinema - eu adora ver filmes, mas Cinema ainda não. Gostei do filme, mas, falando do que falei do filme, a trilha não ficou na minha cabeça. Já a de Gladiador é uma das minhas preferidas.

Não vi Brokeback Mountain, mas ouvi trechos da trilha e realmente se trata de um belo trabalho. Preciso ver no filme para comentar mais. Agora, a trilha de Babel não merecia vencer naquele ano. Entre os indicados, O Labirinto do Fauno era o melhor. E ainda havia outros não-indicados melhores que Babel: Apocalypto, Diamante de Sangue, Piratas do Caribe 2 - falando, claro, na minha opinião (trilha sonora, especificamente, é uma das categorias mais subjetivas de todas).

Já tratei de corrigir a informação sobre a vitória dos Coen! Mas ainda acho que fizeram História, em menor grau, mas fizeram. Obrigado por apontar o erro ;)

Eu não vi Preciosa, mas duvido muito que o roteiro deste fosse melhor que o de Amor Sem Escalas. Também não entendo como o primeiro foi indicado a montagem, e o segundo não.

Como tentei explicar no final do post, o Oscar 2012 marca uma transição, por isso acho normal que seja tanto desapontador quanto interessante.

imagem de Giordano

Enviado por Giordano em sab, 02/04/2012 - 05:16

São infinitas as discussões, sempre... E muito divertidas... E o roteiro adaptado não seria o texto RUIM de "Preciosa" nem o texto Ok de "Amor Sem Escalas".

"Onde Vivem os Monstros", que é o meu favorito daquele ano, sem dúvida merecia o oscar de roteiro adaptado, pois pegou um texto infantil completamente superficial e transformou em um dos mais sensacionais estudos audiovisuais da mentalidade infantil. Spike Jonze, o cara é demais. 

imagem de Ghuyer

Enviado por Ghuyer em sab, 02/04/2012 - 10:18

Ah sim, nesse ponto eu concordo: a adaptação de Onde Vivem os Monstros é extraordinária e merecia no mínimo uma indicação. Mas, entre os indicados, meu preferido era Amor Sem Escalas  In The Loop.

imagem de Ghuyer

Enviado por Ghuyer em dom, 02/05/2012 - 13:01

Não. Até onde eu sei, In The Loop não foi lançado aqui - certamente não nos cinemas, e possível nem em DVD, sendo que nem títupo brasileiro o filme tem.

Eu tive que baixar.

Comentar

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.